sábado, 18 de abril de 2009

Acadêmicos da Ulbra de Rondônia temem fechamento da Universidade e ex-reitor do campus Ji-paraná assume reitoria nacional da universidade

A comunidade acadêmica da Ulbra dos campi de Ji-Paraná e Porto Velho temem pelo eminente fechamento da Universidade devido a grave crise em que vive a instituição de ensino superior nos seis Estados em que a Ulbra se encontra instalada.

Na noite de ontem (sexta-feira 17/04) era grande a preocupação dos acadêmicos com as noticias vinculadas na imprensa informando da situação caótica em que vive a Ulbra com uma divida de aproximadamente R$ 800 milhões a Universidade vem há muito tempo enfrentando serias dificuldades para honrar seus compromissos financeiros e o reflexo desta situação refletiu na avaliação do Enade onde as notas alcançadas pelos alunos dos diferentes cursos sempre foram pífios em especial os acadêmicos do curso de Direito que sequer obtiveram um conceito bom junto à avaliação feita pelos técnicos do Ministério da Educação – MEC que diante dos últimos resultados determinaram a redução no número de vagas oferecidas no vestibular para o curso de Direito o que agravou mais ainda a crise da Universidade.

Diante dos últimos acontecimentos a semana dos acadêmicos se visualiza de incertezas e sem uma explicação oficial por parte da reitoria do Campus de Ji-Paraná que se mantém no silêncio o que aumenta mais o suspense quanto à continuidade das atividades acadêmicas da Ulbra no Estado de Rondônia.

Cortes nas verbas – A Ulbra vem enfrentando a crise econômica a cerca de três anos e os cortes foram sendo feitos como medida para conter a crise e de cara a Universidade cortou as verbas para o esporte sendo que o futebol profissional que chegou a ser campeão do Estado e representante da Copa Brasil foi desfeito sem qualquer explicação por parte da reitoria que também resolveu cortar gastos com a mídia e reduziu o número de funcionários onde muitos professores renomados em diferentes áreas foram demitidos.

“Vamos na segunda-feira fazer uma manifestação pacifica no qual objetivando que a reitoria nos traga uma explicação convincente para a crise em que passa a Universidade”, disse por telefone o acadêmico do curso de Direito da Ulbra de Porto Velho Josué de Paula Freire que espera que os seus colegas acadêmicos de Ji-Paraná seguia o mesmo exemplo.

Ex-reitor da Ulbra em Rondônia assume instituição com a missão de sanar a grave crise

Natural de Ijuí, norte do Estado, e pai de duas filhas, Marcos Fernando Ziemer foi nomeado às 22h15min desta sexta-feira o novo reitor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). O ex-diretor geral da universidade em Palmas (TO) e Ji-Paraná (RO) foi o eleito da Comunidade Evangélica Luterana São Paulo (Celsp) para comandar o plano de salvamento da universidade e gerar, novamente, a paz entre professores, funcionários e alunos da instituição.

Em entrevista após a assembléia extraordinária realizada na mantenedora, Ziemer mostrou ser uma pessoa centrada e sensata, de boa liderança a partir de trabalho em equipe e que pauta seu trabalho por meio do diálogo e da participação. Uma medida já está tomada: os integrantes da reitoria serão totalmente destituídos. Neste sábado, uma reunião deve definir os nomes que comporão a nova Ulbra.

Nenhum comentário: