sábado, 18 de abril de 2009

Galisteu fala sobre escândalo das passagens aéreas e diz que devolverá o dinheiro

Adriane Galisteu decidiu encarar o escândalo das passagens aéreas da Câmara dos Deputados: ela abriu espaço na estreia de seu programa na Band para responder a quatro perguntas de telespectadores sobre o assunto.

A primeira questão era sobre Galisteu saber que as passagens não eram pagas pelo deputado Fábio Faria (PMN-RN) (ex-namorado dela, que deu tickets pagos com verba oficial à apresentadora), mas saíam de sua cota de viagens. "Fiquei sabendo como a maioria das pessoas, quando abri o jornal no café da manhã em casa. Tomei um susto tão grande! Meu coração disparou e eu fiquei com muita raiva. Depois, muito triste", falou.

Ao ser questionada se nunca havia perguntado ao deputado se era ele quem pagava as passagens, ela disse: "Estou longe de ser ingênua, mas jamais perguntei a procedência de um presente que ganhei. Assim como jamais me perguntaram como paguei os presentes que dei. Não faria isso e nem vou passar a fazer, porque acho feio".

A terceira pergunta questionava se Galisteu acha justo que povo pague passagens para deputados: "Não acho justo porque também sou cidadã e pago meus impostos em dia, mas é uma lei. Acho que devia ser mudada, não sei como funciona o mecanismo para alterar a lei. Mas se for me perguntar se eu acho justo, eu não acho."

A última questão era se Galisteu devolveria o dinheiro para a Câmara: "Eu li que ele devolveu o dinheiro gasto com as passagens, mas me parece que o dinheiro da minha passagem ele não devolveu. Se ele não devolver, mesmo que seja legal, devolvo eu".

Galisteu ainda comentou que a produção de seu programa tentou contatar o deputado Fábio Faria (PMN-RN), nesta sexta-feira, mas não obteve sucesso. Faria já havia informado que não participaria da atração.

Em seguida, ela conversou com o jornalista Fábio Pannunzio, que deu explicações mais detalhadas sobre o caso durante o programa.

Adriane estreou nesta sexta-feira, na Band, com o "Toda Sexta", um programa de variedades, em que a apresentadora dedica quadros a "pessoas comuns" (em um deles, trabalhadores como bombeiros, mecânicos e pedreiros tiraram a roupa no palco) e responde a perguntas da plateia.

Devolução

O deputado Fábio Faria (PMN-RN) devolveu à Câmara os gastos com as passagens aéreas pagas para sua ex-namorada, a apresentadora Adriane Galisteu. Faria depositou na última quarta-feira (15) R$ 2.405 referentes a sete bilhetes aéreos emitidos no nome da apresentadora, nos trechos entre Rio de Janeiro e São Paulo.

Inicialmente, Faria disse que não iria ressarcir as passagens da apresentadora porque ela era sua "companheira" na época das viagens.

O parlamentar já tinha devolvido aos cofres da Câmara R$ 21.343 pelos custos dos bilhetes emitidos para artistas como Kayky Brito, Stephany Brito, Samara Felippo, além da ex-sogra Ema Galisteu e de um assessor próximo à ex-namorada. Ao todo, Faria desembolsou R$ 23,7 mil por ter usado a cota de passagens da Câmara no transporte aéreo de artistas,

Faria recuou depois do impacto das denúncias, mas alega que não utilizou sua cota de passagens para financiar o bilhete de Galisteu para Miami (EUA). O deputado admite que pagou um trecho entre a cidade norte-americana e São Paulo para a ex-sogra e o assessor ligado a Galisteu.

Nenhum comentário: