terça-feira, 28 de abril de 2009

Argentina e Cuba suspendem voos do México; gripe suína atinge oito países

Argentina e Cuba suspendem voos do

O governo argentino anunciou a suspensão de pousos de voos diretos saídos dos aeroportos mexicanos, depois que Cuba tornou-se o primeiro país a decretar a suspensão total da ligação aérea com o México, país em que a gripe suína matou 7 pessoas e pode ter infectado até 2.498, segundo informações do governo mexicano, que informou nos dias anteriores que o número de mortes confirmadas era 20. Há 159 mortes que podem estar relacionadas ao vírus, diz o governo do México.

A restrição às viagens é desaconselhada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), que considera a medida ineficaz contra a propagação do vírus.

Saiba mais sobre a gripe suína
Saiba o que o mundo faz para se prevenir
Está em áreas afetadas? Envie seu relato
Vai viajar? Conheça as recomendações
Cidade do México fecha todo o comércio por causa de gripe suína, relata brasileira
Primeiro caso de gripe suína pode ter ocorrido em área urbana; assista ao vídeo
Contágio de adultos é a chave para entender a gripe suína, diz especialista

Há casos confirmados da gripe suína em oito países de quatro continentes e em outros dez países há casos suspeitos, entre eles o Brasil, onde o governo monitora cerca de 20 pessoas em oito Estados. Para OMS, que confirmou na tarde de hoje a existência de 105 casos --antes de novos anúncios nos EUA e na Costa Rica-- há risco de uma "pandemia leve" da doença.

O vírus é transmitido como o de uma gripe comum, de pessoa para pessoa, e até agora as autoridades de saúde registraram que os antigripais Relenza e Tamiflu são eficientes contra a infecção. Embora tenha tido origem provável em porcos, não há risco de contrair a doença pela ingestão de carne de porco, porque a temperatura de cozimento (acima de 70°C) mata o vírus.

Segundo o anúncio do governo cubano, a suspensão dos voos entre a ilha e o México vai durar 48 horas e o país está em "fase de alerta" após a decisão da OMS de elevar nesta segunda-feira o nível de alarme de pandemia ao nível quatro de uma escala de seis. Não foram registrados casos de gripe suína em Cuba, mas a doença chegou ao primeiro país da América Central nesta terça-feira, com a confirmação de uma mulher de 21 anos com gripe suína na Costa Rica. Segundo o governo costarriquenho, ela apresentou os primeiros sintomas no sábado, depois de chegar de uma viagem ao México, e está em boa condição de saúde.

Após o anúncio cubano, o governo argentino informou que estava suspendendo todos os voos saídos diretamente do México para a Argentina. Voos com origem no México, mas com escalas em outros países devem passar pelo Aeroporto Internacional de Ezeiza em vez de seguirem para qualquer outra cidade do país, para que os aviões sejam inspecionados.

"Não é uma medida para punir os mexicanos, mas para fortalecer ao máximo nossas medidas de segurança para cuidarmos dos argentinos", disse o chefe de gabinete da Presidência, Sergio Massa.

As ligações marítimas com o México também estão sendo afetadas pelo temor de infecção pelo vírus da gripe suína. As companhias de cruzeiros Royal Caribbean, Carnival e Norwegian Cruise Line suspenderam temporariamente as escalas de seus navios em portos mexicanos, informaram as três empresas nesta terça-feira.

Várias companhias de turismo britânicas, agências de viagem francesas e uma companhia aérea canadense também suspenderam as viagens.

Para a OMS, impedir a circulação de pessoas entre países é uma medida ineficaz para conter a propagação da gripe suína. Nesta segunda-feira, a organização advertiu que a doença já está presente em várias partes do mundo e que medidas restritivas contra um país teriam o efeito apenas de afetar a economia. "Seria preciso impor restrições realmente draconianas sobre as viagens para se obter um impacto", disse nesta segunda-feira o número dois da OMS, Keiji Fukuda.

O gerente da Unidade Técnica de Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças Transmissíveis da Organização Pan Americana da Saúde (Opas), Rubén Figueroa, concordou com Fukuda nesta terça-feira.

"Não tem sentido, por exemplo, fechar vôos provenientes da Cidade do México e de Nova York se baseando que as pessoas são exatamente desses lugares. Elas podem ter permanecido um ou dois dias em outras cidades, disse Figueroa, para quem apenas pessoas que já estão em tratamento devido a outras doenças e, por isso, com uma imunidade menor para resistir aos sintomas da gripe suína não devem viajar.

Novas medidas

Nesta terça-feira, o governo mexicano anunciou novas medidas para atenuar a crise de saúde no país, com o fechamento de restaurantes na Cidade do México, de locais turísticos e a realização de milhares de análises para identificar a doença e manteve a suspensão das aulas em todo o país até o próximo dia 6 de maio.

A Federação Mexicana Futebol decidiu também que os jogos de futebol do próximo fim de semana serão realizadas sem público em todo o país. No último fim de semana, os jogos com portões fechados se limitaram à capital e ao Estado de Pachuca.

Restaurantes, bares e qualquer estabelecimento que venda comida e bebida na capital mexicana tiveram de fechar as portas e só oferecem o serviço de entrega em domicílio.

Outro passo importante foi o fechamento "até nova ordem" de todos os sítios arqueológicos, no México, incluindo o complexo de pirâmides de Teotihuacan (centro), anunciou que o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH).

Além do complexo de Teotihuacan, a medida envolve os sítios de Chichen Itzá, Uxmal e Tulum, na península de Yucatán, e o Templo Mayor, na Cidade do México, entre outros.

Até o próximo dia 6 de maio, os restaurantes da capital mexicana, de 8 milhões de pessoas, só pode vender "produtos alimentares e bebidas para consumo fora do local", informou o Diário Oficial da cidade.

A medida foi fortemente criticada pelas associações patronais que a chamaram de desnecessária e prejudicial para os clientes e para "a 450 mil pessoas que dependem deste setor", disse Juan de Dios Barba, presidente da Confederação dos Empregadores da República Mexicana (Coparmex) na Cidade do México.

EUA

Nos EUA, o Senado confirmou nesta terça-feira o nome de Kathleen Sebelius como nova secretária de Saúde, após polêmicas em relação a problemas na declaração de renda que atrasaram até o 99° dia do governo de Barack Obama o preenchimento de um cargo central para o combate à gripe suína. Ela deve assumir o cargo praticamente sem assessores, porque muitos dos postos subordinados a ela ainda precisam de confirmação.

O governo Obama foi criticado por manter vagos cargos chave para o combate a uma possível epidemia. Além de não uma secretária de Saúde até esta terça-feira, o governo manteve o CDC (Centros de Controle de Doenças), que faz a análise das doenças infecciosas do país, sob comando de um interino. O combate à doença tem sido coordenado pela secretária de Segurança Interna, Janet Napolitano.

Exames descartaram a possibilidade de que uma morte que estava sob investigação em Los Angeles, na Califórnia, tenha sido causada pela gripe suína. A causa de uma segunda morte que levantou suspeita de uma possível infecção ainda está sendo examinada.

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, decretou nesta terça-feira estado de emergência no Estado devido à ameaça de epidemia de gripe suína. Apesar do anúncio, as autoridades californianas disseram que não existe, por enquanto, "nenhum motivo sério de preocupação".

Também nesta terça-feira, as autoridades de Indiana divulgaram a confirmação de um novo caso de gripe suína, o que elevaria para seis o número de Estados em que a doença foi registrada no país. Até então, o CDC (Centros de Controle de Doenças) havia confirmado 64 casos --45 em Nova York, dez na Califórnia, seis no Texas, dois no Kansas e um em Ohio.

Richard Besser, diretor em exercício do CDC, disse que, à medida que o número de casos aumenta, é mais provável que o país registre alguma morte pela gripe suína. "Eu realmente espero que nós veremos mortes dessa infecção", disse Besser, no anúncio sobre o aumento do número de casos.

Algumas escolas foram fechadas nos cinco Estados em que foram registrados casos da gripe suína dos EUA e em Connecticut.

Outros países

Os casos confirmados da gripe suína em oito países são todos, aparentemente, relacionados aos casos da doença no México, único país em que foram registradas mortes ligadas ao vírus.

Há 65 casos confirmados em seis Estados nos Estados Unidos, seis no Canadá, dois no Reino Unido, dois na Espanha, dois em Israel, três na Nova Zelândia e um na Costa Rica, além de casos suspeitos em países tão distantes entre si quanto Chile, Alemanha e Coreia do Sul.

Com Efe, France Presse, reuters, Associated Press e Agencia Brasil

Nenhum comentário: