terça-feira, 28 de abril de 2009

Ministério da Saúde monitora 20 pessoas com sintomas da gripe suína no Brasil

O Ministério da Saúde confirmou na tarde desta terça-feira que 20 pessoas estão sendo monitoradas após apresentarem sintomas da gripe suína no Brasil. De acordo com órgão, entretanto, ainda não há confirmação de nenhum caso no país, e o casos monitorados ainda não são considerados suspeitos pelos critérios da OMS (Organização Mundial de Saúde).

Saiba quais hospitais procurar no Brasil
Saiba mais sobre a gripe suína
Saiba o que o mundo faz para se prevenir
Vai viajar? Conheça as recomendações

Para que um caso seja considerado suspeito, é preciso que a pessoa apresente todos os sintomas da doença --febre de pelo menos 38ºC, acompanhada de tosse, dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, além de desconforto respiratório-- e que tenha retornado dos países afetados recentemente.

Paulo Whitaker/Reuters
Com receio da gripe suína, Ximena de la Parra Parreros e o noivo aguardam a mãe dela, no aeroporto internacional de São Paulo
Com receio da gripe suína, Ximena de la Parra Parreros e o noivo aguardam a mãe dela, no aeroporto internacional de São Paulo

Segundo o ministério, o número de pessoas monitoradas chegou a 22, porém, o Estado de São Paulo descartou o diagnóstico de gripe suína em duas pessoas. Com isso, 20 pessoas estão em observação pelo ministério.

Ao menos oito Estados têm registro de casos em observação: três pessoas no Amazonas, duas na Bahia, três em Minas, uma no Pará, quatro no Paraná, duas no Rio, duas no Rio Grande do Norte e três em Santa Catarina.

Desde o último domingo (26), uma mulher de 44 anos está internada no hospital Copa D'Or, no Rio, com sintomas de gripe suína. Vinda dos Estados Unidos, onde passou dez dias, a paciente desembarcou sábado no Rio com febre e dores no corpo.

Exames preliminares de sangue e de tomografia do pulmão mostraram que ela está com pneumonia. Por precaução, a Vigilância Sanitária foi acionada e, nesta terça, foram coletadas amostras de sangue, secreção e tecidos da mulher.

Outro caso monitorado é de um homem de 40 anos que também retornou recentemente de uma viagem aos Estados Unidos. Nesta segunda-feira (27), ele foi internado em um hospital em Salvador (BA) com sintomas da doença.

Já em Minas, três pessoas foram internadas após apresentarem sintomas da doença. Dentre elas, há um casal que passou a lua de mel em Cancún, no México, e um empresário vindo dos Estados Unidos. Todos estão internados em uma ala isolada do Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte.

Até a tarde de hoje, 79 pessoas haviam sido infectadas pelo vírus da gripe suína no mundo, segundo a OMS. Ao todo, foram registrados 40 casos nos Estados Unidos, 26 no México, seis no Canadá, dois na Espanha, dois no Reino Unido e três na Nova Zelândia. Até o momento, foram registradas 22 mortes, todas no México, onde o surto começou.

Hospitais

Nesta terça-feira, o Ministério da Saúde divulgou ainda uma lista com os 52 hospitais em todos os Estados e no Distrito Federal preparados para atender eventuais casos de gripe suína.

Atendentes do Disque Saúde do Ministério da Saúde foram treinados para tirar dúvidas da população sobre a doença. O número é o 0800-61-1997.

A escolha dos 52 hospitais obedeceu ao critério de referência. Eles recebem esse nome pois possuem estrutura para detectar de forma precoce os sintomas da doença, estabelecer tratamento e isolamento se necessário. Veja abaixo a relação dos hospitais.

Prevenção

Segundo a Anvisa, foram enviados 20 mil folhetos educativos sobre a doença para o aeroporto de Guarulhos (SP), 20 mil para o Galeão (RJ), outros 20 mil para Confins (MG) e 20 mil para Salvador.

Os folhetos, em português, espanhol e inglês, listam os sintomas da doença e orientam as pessoas que chegaram do México, Estados Unidos ou Canadá a procurarem o hospital. Ao todo, serão feitos 1 milhão de panfletos.

Além disso, estão sendo veiculados avisos sonoros nos três aeroportos e em Salvador, Fortaleza e Recife alertando sobre a doença e os aviões que partem do México, Estados Unidos e Canadá com destino ao Brasil receberam a determinação de orientar os passageiros.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório. Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Nenhum comentário: