sábado, 18 de outubro de 2008

Refém baleada em Santo André (SP) está em coma irreversível, diz médica

A adolescente mantida refém por mais de cem horas pelo ex-namorado está em coma irreversível, informou por volta das 17h deste sábado a neurocirurgiã Grace Mary Lídia, do hospital municipal de Santo André.

Segundo ela, é a forma mais grave do coma. A adolescente, de 15 anos, está no nível mais baixo da escala de Glasgow --que mede a intensidade do coma e vai de 3 a 15. Há risco de morte cerebral.

Sidinei Lopes/Folha Imagem
Exame mostra trajetória da bala que atingiu a cabeça da adolescente mantida refém pelo ex-namorado em Santo André
Exame mostra trajetória da bala que atingiu a cabeça da adolescente mantida refém pelo ex-namorado em Santo André

A adolescente não está mais em coma induzido. O objetivo da equipe médica ao retirar os medicamentos é avaliar o quadro clínico da paciente. A menina ainda passa por exames neurológicos e, até a meia-noite, serão divulgadas outras informações sobre seu estado de saúde.

Inconformado com o fim do namoro de três anos, Lindemberg Fernandes Alves rendeu a adolescente na última segunda-feira (13). O mais longo caso de cárcere privado do Estado terminou por volta das 18h10 de ontem.

A Polícia Militar afirma que decidiu invadir o apartamento após o rapaz atirar. "O que provocou a invasão foi o próprio agressor. O Gate não atirou. Fizemos de tudo para preservar a vida dos três", disse neste sábado o coronel Eduardo Félix, comandante do Batalhão de Choque da PM.

A adolescente saiu do apartamento ferida na virilha e na cabeça. Uma amiga que também estava no imóvel ficou ferida por um tiro no rosto, foi operada e não corre risco de morte.

Segundo o coronel, Alves deu o primeiro tiro e, quando a equipe do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) entrou no apartamento, o rapaz descarregou a arma.

Félix defendeu a atuação da equipe no desfecho do caso. "Não houve erro. Todas as decisões foram tomadas em equipe", afirmou o PM.

Preso, o ex-namorado da adolescente foi levado neste sábado para o CDP de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo. Segundo a polícia, ele foi levado ontem à noite a uma delegacia de Santo André, mas se recusou a falar sobre o caso.

Nenhum comentário: