segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Promotor deve apresentar denúncia contra Lindemberg em até 15 dias

O promotor Antonio Nobre Folgado, do Tribunal do Júri de Santo André, deverá, em um prazo de 15 dias, oferecer denúncia contra o ajudante de produção Lindemberg Fernandes Alves, 22 --que manteve a ex-namorada Eloá Cristina Pimentel, 15, e a estudante Nayara da Silva, 15, reféns em um apartamento no Jardim Santo André, em Santo André (Grande São Paulo).
Folgado, designado pelo Ministério Público de São Paulo para acompanhar o caso, deverá receber o inquérito policial elaborado pela Polícia Civil em dez dias. A partir de então, terá cinco dias para apresentar a denúncia contra Lindemberg.
De acordo com a assessoria do Ministério Público, o promotor não irá se manifestar antes de o inquérito policial estar concluído.
Já o Ministério Público Militar investigará a atuação do Gate (Grupo de Ações Táticas Especiais) no desfecho do cárcere privado, o mais longo do Estado. A Polícia Militar, responsável pelo grupo, afirma que decidiu invadir o apartamento na noite de sexta após o rapaz atirar.
De acordo com a promotora militar Eliana Passarelli, foram solicitadas da corporação todas as informações referentes ao caso, no entanto, o fato de a menina Nayara ter voltado ao apartamento será considerado grave.
"Isso foi erro primário. Não teria que voltar. Considero isso uma atuação grave. É o fato mais grave e a conseqüência também foi grave em relação à menina, que se feriu gravemente e também não sabemos ainda das conseqüências [do ferimento da garota]. Ela não poderia ter voltado. Mesmo como exigência do seqüestrador. O negociador poderia ter dito que menina foi para hospital, estava em estado de choque, tinha saído do país, qualquer coisa", disse a promotora.
Crime
Eloá foi rendida por Lindemberg Fernandes Alves na segunda-feira da semana passada. Ele estava inconformado com o fim do namoro de três anos e rendeu também três amigos da adolescente --dois garotos libertados no mesmo dia e a amiga Nayara, que, após passar 33 horas em cárcere privado, voltou ao apartamento na quinta-feira (16).
Arquivo pessoal

Eloá Cristina Pimentel, 15, que foi baleada na cabeça após ficar cem horas rendida pelo ex-namorado em Santo André, na Grande SP
Segundo a Polícia Civil, ele responderá pela morte de Eloá e duas tentativas de homicídio --contra Nayara e um policial--, além de cárcere privado e periclitação de vida (por colocar a vida de pessoas em risco).
Eloá foi baleada na cabeça e teve morte cerebral confirmada na noite de sábado. A família autorizou a doação dos órgãos e, na madrugada desta segunda, foram retirados coração, pulmão, fígado, rins, pâncreas e córneas. Seu corpo era velado no cemitério Jardim Santo André, no final da tarde desta segunda.
Nayara, baleada no rosto, passa bem, mas permanece internada no hospital municipal de Santo André. Ela receberá alta médica na próxima quarta-feira (22).

Nenhum comentário: