sábado, 11 de julho de 2009

Botafogo bate o Avaí fora de casa e deixa a zona de rebaixamento

No aniversário de um ano de Ney Franco no comando, cariocas aproveitam bolas paradas para vencer fora de casa

Ampliar FotoEstado

Renato comemora com companheiros o segundo gol do Botafogo sobre o Avai

O técnico Ney Franco comemorou em grande estilo o seu primeiro aniversário no comando do Botafogo. Atuando no estádio da Ressacada, em Florianópolis, o Alvinegro conseguiu uma importante vitória sobre o Avaí por 2 a 1, pela décima rodada do Campeonato Brasileiro. Com o triunfo na noite deste sábado, os cariocas deixaram a zona de rebaixamento. Os catarinenses continuam na lanterna, com o sinal de alerta ligado.

Os cariocas chegaram à 15ª colocação, com dez pontos. Os donos da casa têm apenas sete. Na próxima rodada, o Avaí vai encarar o Goiás, na quarta-feira, no Serra Dourada. O Botafogo joga apenas no domingo, contra o Flamengo.


Cariocas aproveitam bolas paradas para abrir vantagem

Aos 12 minutos, Victor Simões recebeu no mano a mano com o zagueiro Emerson, que foi obrigado a fazer a falta na entrada da área. Na cobrança, aos 13, Juninho aproveitou o salto da barreira para chutar rasteiro e abrir o marcador para o Botafogo. O vento a favor do time carioca ajudou no momento da finalização.

Em dois minutos, o Botafogo quase ampliou o marcador na Ressacada. Aos 17, Batista cruzou para Renato, que cabeceou à esquerda de Eduardo Martini. No lance seguinte, aos 18, após uma rebatida da defesa do Avaí para a entrada da área, Alessandro pegou a sobra e chutou. A bola passou à direita do gol da equipe catarinense.

Aos 22, o Avaí teve uma chance de ouro. Michel avançou pelo lado direito e cruzou para Muriqui. O atacante se antecipou aos zagueiros do Botafogo, mas chutou por cima do gol de Castillo. Quatro minutos depois, Marquinhos cobrou falta na cabeça de Emerson. O zagueiro testou com força, mas a bola ganhou altura e passou por cima do travessão alvinegro.

O Botafogo voltou a assustar aos 29 minutos. Batista arriscou de fora da área para excelente defesa de Eduardo Martini, que se esticou todo para salvar o Avaí. Os cariocas aumentaram o placar aos 42. Lucio Flavio cobrou falta da esquerda para o meio da área. Renato se antecipou aos zagueiros e deu um leve toque para enganar Eduardo Martini.

Com o segundo gol do Botafogo, alguns torcedores começaram a deixar o estádio antes mesmo do término da etapa inicial.


Avaí sobe de produção e quase consegue o empate

O Avaí voltou com outra postura para a etapa final. O técnico Silas sacou o atacante Luís Ricardo e apostou na entrada de Roberto, curiosamente revelado nas categorias de base do Figueirense. A favor do vento, os catarinenses subiram de produção e passaram a dominar a partida.

Aos dez minutos, Roberto fez uma ótima jogada pelo lado direito, invadiu a área e cruzou no pé de Marquinhos. O meia aproveitou a falha de Leandro Guerreiro para diminuir o marcador. Após o lance, o jogo ficou truncado, com muitas divididas no meio-campo.

O Avaí esteve perto de empatar a partida aos 23. Roberto cruzou da direita e Cristian, de letra, quase igualou o marcador. Aos 28, nova chance dos catarinenses. Cristian chutou, e Leandro Guerreiro salvou em cima da linha. A partida seguiu aberta com chances para ambos os lados.

Aos 32, Victor Simões arriscou de fora da área para boa defesa de Eduardo Martini. Um minuto depois, Léo Gago também finalizou da intermediária e acertou a trave do Botafogo. André Lima, que atuou durante os 90 minutos, teve uma atuação apagada. Mesmo assim, no fim da partida, o jogador foi importante para tentar segurar a bola no ataque alvinegro.

Já nos acréscimos, o goleiro Eduardo Martini foi à área alvinegra para tentar aproveitar uma cobrança de escanteio. O Botafogo conseguiu a posse de bola, mas desperdiçou a chance de marcar o terceiro, com Reinaldo. Na jogada, um gandula da Ressacada atirou uma bola em campo, na tentativa de interromper o jogo.

Nenhum comentário: