sábado, 18 de julho de 2009

Balanço mostra 1.566 casos de gripe suína no Brasil; há 34 mortes

Balanço do Ministério da Saúde divulgado na noite desta quinta-feira mostra que, de 25 de abril a 18 de julho, foram confirmados no país 1.566 casos de gripe suína --como é chamada a gripe A (H1N1). De 28 de junho até esta quarta (22), 34 pessoas morreram no país em consequência da doença.
Veja o mapa da gripe suína no BrasilSaiba mais sobre a gripe suínaSaiba quais são os sintomas da gripe suína
Os primeiros casos da gripe suína começaram a ser registrados no país em 8 de maio. As mortes foram registradas nos Estados do Rio Grande do Sul (16), São Paulo (12), Rio de Janeiro (5) e Paraná (1).
O ministério informou que, desde abril, foram notificados 8.328 casos suspeitos de algum tipo de gripe no país, com maior concentração nas regiões Sul e Sudeste. Do total, 18,8% teve diagnóstico positivo para a influenza A (H1N1); outros 6,34% (528 casos) tiveram diagnóstico para a influenza sazonal.
A análise dos casos confirmados aponta que a doença é mais frequente em mulheres (55,72%). Ainda segundo a análise, a faixa etária mais afetada vai de 20 a 49 anos.
Aulas
Os ministérios da Saúde e da Educação recomendaram nesta quinta-feira que os alunos que apresentarem os sintomas da gripe suína procurem um médico de confiança e, dependendo da orientação, fiquem em casa.
De acordo com o Ministério da Saúde, a possibilidade de adiar volta às escolas da rede pública de ensino em decorrência da doença ainda está em discussão com as secretarias estaduais de Saúde.
Segundo o governo, cada Estado tem autonomia para prorrogar as férias escolares, caso achar necessário. O adiamento da volta às aulas seria uma alternativa para reduzir a possibilidade de contágio da gripe suína, que já ocorre de forma sustentada (quando o vírus circula no país e é transmitido por pessoas que não foram ao exterior nem tiveram contato com viajantes).
Rio
No Rio, o Estado vai oferecer a partir da próxima segunda-feira (27) um serviço de teleatendimento chamado Disque Gripe Suína para tirar dúvidas sobre a nova doença. O número será o número 0800-28-10-100.
O secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, disse que o principal objetivo do Disque Gripe Suína, que vai funcionar das 6h às 23h30 na mesma central de atendimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), é evitar que pessoas que estejam com suspeita de gripe procurem imediatamente hospitais ou UPAs (Unidades de Pronto Atendimento). Segundo Côrtes, esse serviço de teleatendimento seria uma técnica para evitar a transmissão do vírus da nova gripe.
Sintomas
A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.
Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha vírus, e examinadas em laboratório.
Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).
Arte/Folha

Nenhum comentário: