Na maior aquisição de uma empresa chinesa por capital estrangeiro, a Coca-Cola anunciou hoje que vai desembolsar US$ 2,4 bilhões pela fabricante de sucos Huiyuan, líder de mercado no país asiático.
O negócio é o segundo maior da história da Coca-Cola, depois do investimento de US$ 4,1 bilhões na compra da Energy Brands, uma fabricante de água e bebidas energéticas, no ano passado.
O objetivo da Coca-Cola é diversificar suas atividades e aproveitar o rápido crescimento desse segmento na China, que deve ter expansão de 16% em 2008. O movimento acompanha a estratégia global da empresa, de reduzir sua dependência dos refrigerantes e aumentar sua participação nos produtos vistos como mais "saudáveis".
A Coca-Cola começou a operar na China em 1979, logo depois do início do processo de reforma e abertura econômica do país. Desde então, o investimento acumulado da companhia na China foi de US$ 1,25 bilhão. A China é o quarto maior mercado da Coca-Cola no mundo, atrás dos Estados Unidos, México e Brasil. A previsão dos analistas é que o país asiático assumirá a terceira posição até 2010.
"Esta aquisição vai beneficiar nossos acionistas e proporcionar uma oportunidade única para fortalecer nossos negócios na China, especialmente em razão do dinamismo e do rápido crescimento do segmento de sucos na China. Ela também vai evidenciar ainda mais o nosso profundo compromisso com a China e com a entrega aos consumidores chineses de opções de bebidas que atendam suas necessidades", afirmou Muhtar Kent, presidente da Coca-Cola, de acordo com nota distribuída pela empresa.
A nota distribuída pela Coca-Cola diz ainda que a operação tem de ser aprovada pelas autoridades chinesas, mas ressalta que acionistas que controlam 66% do capital da Huiyan aceitaram o valor oferecido pela empresa.
O negócio é o segundo maior da história da Coca-Cola, depois do investimento de US$ 4,1 bilhões na compra da Energy Brands, uma fabricante de água e bebidas energéticas, no ano passado.
O objetivo da Coca-Cola é diversificar suas atividades e aproveitar o rápido crescimento desse segmento na China, que deve ter expansão de 16% em 2008. O movimento acompanha a estratégia global da empresa, de reduzir sua dependência dos refrigerantes e aumentar sua participação nos produtos vistos como mais "saudáveis".
A Coca-Cola começou a operar na China em 1979, logo depois do início do processo de reforma e abertura econômica do país. Desde então, o investimento acumulado da companhia na China foi de US$ 1,25 bilhão. A China é o quarto maior mercado da Coca-Cola no mundo, atrás dos Estados Unidos, México e Brasil. A previsão dos analistas é que o país asiático assumirá a terceira posição até 2010.
"Esta aquisição vai beneficiar nossos acionistas e proporcionar uma oportunidade única para fortalecer nossos negócios na China, especialmente em razão do dinamismo e do rápido crescimento do segmento de sucos na China. Ela também vai evidenciar ainda mais o nosso profundo compromisso com a China e com a entrega aos consumidores chineses de opções de bebidas que atendam suas necessidades", afirmou Muhtar Kent, presidente da Coca-Cola, de acordo com nota distribuída pela empresa.
A nota distribuída pela Coca-Cola diz ainda que a operação tem de ser aprovada pelas autoridades chinesas, mas ressalta que acionistas que controlam 66% do capital da Huiyan aceitaram o valor oferecido pela empresa.
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