quinta-feira, 27 de maio de 2010

Dia do Desafio mobiliza estudantes de várias escolas em Porto Velho

Diversas atividades físicas e ações sociais foram realizadas pela Prefeitura de Porto Velho e parceiros nesta quarta feira (26), como parte da programação do Dia do Desafio. Com objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas, o evento é realizado em diversos países há quase duas décadas. Na capital de Rondônia ele foi adotado em 2005. O Sesc é o responsável, mas a coordenação está sob a responsabilidade da primeira dama do município, Lucilene Peixoto.

Na Escola Rio Branco, mais de 800 alunos se envolveram em várias atividades esportivas, juntamente com os professores e corpo técnico da escola. As atividades foram coordenadas pelos professores de Educação Física. No Centro Educacional 15 de Novembro, à Rua Almirante Barroso, bairro Nossa Senhora das Graças, 300 alunos participaram. Pela manhã, a professora Maria Helena Basílio comandou as turmas do 5° ao 9° ano. À tarde foi a vez das crianças do 1° ao 4° ano. Todos fizeram 20 minutos de aquecimento e depois participaram de uma competição de “queimada”. A diretora da escola, Terezinha Moraes disse que o Dia do Desafio já faz parte do calendário escolar. “O exercício físico tem um valor muito grande para a nossa saúde”, destacou.

Os 460 alunos da Escola João Ribeiro Soares, no bairro Igarapé, foram mais longe. Além de exercícios físicos (aeróbica), eles fizeram arrecadação de caixinhas de leite. Os donativos foram entregues à Prefeitura para serem doados às famílias carentes. A vice-diretora da escola, Cristiane Regina Ribeiro destacou a importância das atividades físicas para os estudantes e o estímulo ao espírito de solidariedade.

O professor de educação física, Marcos Matos foi quem liderou as atividades do Dia do Desafio na Escola Darci Ribeiro, no bairro Esperança da Comunidade, que conta com 852 alunos. Caminhada com diversos movimentos foram realizadas em volta do campo de futebol que fica nos fundos do estabelecimento de ensino. O educador falou aos estudantes da importância de adquirir hábitos saudáveis com a prática de exercícios físicos diariamente.

Mulheres

No finalzinho da tarde, a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas Para Mulheres comandou as atividades. Um palco foi montado em frente à sede do órgão, na Rua Rafael Vaz e Silva, bairro Liberdade, para receber os convidados da própria Coordenadoria, Fundação Cultural Iaripuna, Marquise, moradores e empresas instaladas no entorno. Com o auxílio de um carro de som, a coordenadora Mara Regina Araújo foi quem liderou as atividades. “Praticar exercícios físicos eleva a auto-estima, melhora a saúde e, conseqüentemente, a qualidade de vida”, disse.

Para estimular o envolvimento das pessoas, o Dia do Desafio é marcado pela competição entre as cidades. Ganha quem conseguir envolver o máximo possível de participantes. Este ano, Porto Velho competiu com Villa Nueva, na Guatemala. Em 2009, a capital rondoniense mobilizou 150 mil pessoas e venceu a cidade de Santa Marta, na Colômbia.

Nenhum comentário: