segunda-feira, 17 de maio de 2010

CBF divulga tabela de jogos e regulamento da Série C

AE - Agência Estado

O departamento de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta segunda-feira, a tabela do Campeonato Brasileiro da Série C. A competição será regionalizada e começa após a Copa do Mundo - no dia 17 de julho - e termina em 21 de novembro.

A primeira fase da competição vai terminar no dia 19 de setembro. Os quatro times que subirão para a Série B serão conhecidos no dia 30 de outubro, quando serão conhecidos os semifinalistas.

Na primeira fase, os 20 participantes foram divididos em quatro grupos de cinco clubes cada. Eles se enfrentam entre si em dois turnos, totalizando oito jogos. Apenas os dois primeiros avançam à segunda fase. Estes oito classificados disputam as quartas de final e, quem passar às semifinais, garantem o acesso.

No ano passado, os quatro primeiros colocados e que subiram para a Série B foram: ASA-AL, Icasa-CE, América-MG e Guaratinguetá-SP. E caíram da Segunda Divisão para a Série C: Juventude-RS, Fortaleza-CE, ABC-RN e Campinense-PB. Eles agora estão integrados juntos com os quatro que subiram da Série D de 2010: Macaé-RJ, São Raimundo-PA, Alecrim-RN e Chapecoense-SC. Estes vão ocupar as vagas dos rebaixados Mixto-MT, Sampaio Corrêa-MA, Confiança-SE e Marcílio Dias-SC.

A exemplo dos anos anteriores, a competição foi regionalizada para evitar mais despesas para os clubes, que continuam obrigados a arcar com todas as despesas de transporte e hospedagem. Só terão a arbitragem custeada pela CBF e ainda continuam sem receber nenhum tipo de auxílio financeira da entidade.

Os clubes se queixam muito do dinheiro arrecadado com a transmissão de televisão, que envolve números astronômicos. Em outros países, esta receita é dividida proporcionalmente entre as três divisões.

Confira os grupos da Série C:

Grupo A

Paysandu-PA

Rio Branco-AC

Fortaleza-CE

Águia-PA

São Raiumndo-AM

Grupo B

ABC-RN

Alecrim-RN

Campinense-PB

CRB-AL

Salgueiro-PE

Grupo C

Gama-DF

Ituiutaba-MG

Luverdense-MT

Macaé-RJ

Marília-SP

Grupo D

Brasil-RS

Caxias-RS

Chapecoense-SC

Criciúma-SC

Juventude-RS

Confira os jogos da 1.ª rodada da Série C:

17/07 (sábado)

16 horas

Juventude x Criciúma

20 horas

Brasil x Caxias

18/07 (domingo)

16 horas

Paysandu x Rio Branco

Fortaleza x Águia

Salgueiro x Alecrim

Gama x Macaé

17 horas

ABC x CRB

19 horas

Luverdense x Ituiutaba

Nenhum comentário: