quinta-feira, 21 de junho de 2007

Ministro do TCU recebe Garçon e garante agilizar o processo para reinício das obras de duplicação da BR-364

BRASILIA- O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, recebeu na manhã desta a quinta-feira, 21, em audiência, o deputado federal Lindomar Garçon (PV-RO), que entregou um relatório contendo fotografias, notícias de jornais e sites contendo relatos da comunidade, a respeito do prejuízo que está causando a paralisação das obras de duplicação da BR-364 no trecho Candeias /Unir, segundo o TCU, por suspeitas de superfaturamento em mais de r$ 7 milhões.

No documento entregue ao ministro, Garçon pediu prioridade na análise dos problemas que redundaram na paralisação e a autorização para o reinício das obras, incluindo a construção das pontes sobre os rios Candeias e Bate-Estaca, na região de Porto Velho. Para justificar o pedido de urgência, Garçon citou no documento que a paralisação, além de acidentes com vítimas, contribui para a deterioração das ferragens, comprometendo a estrutura das obras já realizadas, acarretando um grande prejuízo aos cofres públicos. Além disso, as pesadas e duradouras chuvas que caem na região, ocasionam erosões nas encostas podendo contribuir para o desmoronamento da velha ponte sobre o rio Candeias. "Atualmente, cerca de mil carretas trafegam diuturnamente trazendo grãos do Mato Grosso para embarque no Porto Graneleiro de Porto Velho. O entroncamento entre a avenida Jatuarana com a BR-364 que dá acesso à Zona Sul, é um dos trechos mais críticos", explicou.

Garçon enfatizou a iminência de desabamento da ponte sobre o rio Candeias, cujas encostas estão sem a proteção da vegetação. "Com a chegada do período chuvoso, poderá ocorrer erosões comprometendo a ponte já existente o que seria uma tragédia, pois isolaria a capital, do estado de Rondônia dos estados do Amazonas e Acre", disse ao ministro do TCU.

O deputado citou a reclamação dos estudantes universitários da Faro, Fatec, Unir que utilizam a BR-364 todos os dias e todas as noites, estando expostos ao perigo de acidentes por causa da falta de iluminação e sinalização.
O senador Expedito Júnior (PR-RO) que também acompanhou o deputado na audiência com o ministro do TCU, disse que vai se empenhar ao máximo para que as referidas obras de duplicação sejam reiniciadas.
Audiência pública
Com o objetivo de debater sobre as causas e buscar soluções para o reinício das obras de duplicação da BR-364, o deputado federal Lindomar Garçon convocou para este sábado, 23, audiência pública para a qual convidou os organismos envolvidos na questão. Foram convidados representantes do TCU, CGU, DNIT, as bancadas federal e estadual, governador do Estado, prefeitos de Porto Velho e Candeias e a imprensa. O evento acontece a partir das 9 horas, no auditório do Sest/Senat em Porto Velho.

Nenhum comentário: