quinta-feira, 21 de junho de 2007

Fátima participa de debate sobre escola técnica em Ji-Paraná

Audiência publica para debater a implantação de escola técnica federal irá ocorrer na manhã desta sexta-feira em Ji-Paraná. O evento irá contar com a participação da senadora Fátima Cleide, cuja atuação no Senado prestigia a educação profissionalizante, obtendo junto ao governo federal apoio para a instalação de uma escola técnica federal em Porto Velho.

“O resgate pelo presidente Lula do investimento na implantação de escolas técnicas e agrotécnicas revela uma preocupação com um princípio fundamental, na gestão pública, que é aliar a formação de jovens com as necessidades locais para seu desenvolvimento regional, propiciando o crescimento da economia e melhoria social”, destaca a senadora.

Este é o caso, lembra a senadora, da decisão do Presidente Lula, mediante justificativa apresentada por ela com apoio da bancada federal, de implantar em Porto Velho a Escola Técnica Federal de Rondônia. “Com a construção das hidrelétricas, novas oportunidades irão surgir na Capital. De modo que é necessário capacitar a mão-de-obra local, especialmente nossos jovens, que hoje têm pouca perspectiva no campo do trabalho devido às limitações econômicas da região e falta de formação”, diz a senadora.

Também está legalmente amparada a construção de duas outras escolas técnicas - em Ji-Paraná e em Vilhena.
“Estas escolas irão dar uma nova configuração para o setor produtivo de Rondônia, para os jovens trabalhadores rurais e urbanos. Devemos nos unir e trabalhar para que elas sejam implantadas o mais rápido possível”, considera Fátima. A audiência será na Câmara de Vereadores de Ji-Paraná, a partir das 9 horas.

Recursos
Em Ji-Paraná, a senadora visita a Cooperativa Produtora de Leite e Agricultura(Coopeagri) e a Associação Jiparanaense Organizada para Ajuda Mútua(Ajorpam), duas entidades que estão melhorando sua produção coletiva com apoio de recursos de emendas apresentadas pela senadora Fátima ao Orçamento da União. Foram R$ 160 mil para atender os projetos apresentados.

A primeira entidade adquiriu cinco tanques com capacidade para resfriar nove mil litros de leite. A segunda adquiriu uma máquina móvel para beneficiamento de café. O equipamento irá entrar em funcionamento em breve, quando ocorrerá a colheita do café.

Nenhum comentário: