segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Palmeiras contra-ataca São Paulo por acusações e escancara rixa

Indignado com as acusações do arqui-rival São Paulo de que seria beneficiado nas decisões de bastidores da Federação Paulista de Futebol, o Palmeiras resolveu contra-atacar e fala em "tomar medidas cabíveis" diante das declarações dos dirigentes do time do Morumbi.
Os são-paulinos apontaram suposto favorecimento ao time alviverde em decisões da principal entidade do futebol paulista, que tem como presidente Marco Polo del Nero, conselheiro palmeirense e responsável por trazer à tona o caso da suposta tentativa de manipulação de resultado na partida entre São Paulo e Goiás, no domingo, que decidiu o Campeonato Brasileiro --o time do Morumbi fez 1 a 0 e sagrou-se hexacampeão.
Del Nero foi quem informou a CBF da existência de um envelope do São Paulo que seria entregue ao árbitro Wagner Tardelli, que apitaria o jogo no Distrito Federal. O juiz foi afastado um dia antes do jogo.
"Esperamos que tudo o que aconteceu seja apurado, pois é algo preocupante. Mas não admitimos que falem da nossa entidade. O Palmeiras foi citado pelo São Paulo, falou em 'esquema Traffic' [parceira palmeirense]", disse o vice-presidente de futebol do Palmeiras, Gilberto Cipullo.
"Isso é triste. Talvez o objetivo do São Paulo seja desviar o foco para o que vem por aí. Voltou o filme de 1993, quando o São Paulo vivia falando em 'esquema Parmalat'. Isso é um absurdo e podemos tomar as medidas cabíveis", continuou.
Vice-presidente não-eleito da Federação Paulista de Futebol e representante do São Paulo na entidade, Ataíde Gil Guerreiro renunciou ao cargo no domingo após o episódio da suspeita de tentativa de manipulação de resultado.
Gil Guerreiro se irritou pelo fato de Del Nero não avisar o São Paulo sobre a suspeita de armação antes de procurar o Ministério Público e a CBF. O dirigente também afirmou que o presidente da federação beneficiou o Palmeiras em algumas decisões e fez lobby para que o estádio do time alviverde --ou uma arena a ser construída-- desbancasse o Morumbi para receber jogos da Copa do Mundo de 2014.
"Alguns fatos aconteceram que o São Paulo não concordava com a federação. E a federação queria de todas as maneiras fazer uma nova arena para a Copa do Mundo, mas quando o São Paulo conseguiu fazer com que o Morumbi fosse escolhido, isso frustrou a federação. O mais importante, embora eu seja amigo do dr. Gilberto Cipullo [vice de futebol do Palmeiras], é que o São Paulo ganhando esse título desestabiliza o modelo da Traffic [parceira palmeirense]", disse Guerreiro, no domingo.
Entenda o caso
No último sábado, um dia antes da rodada final do Campeonato Brasileiro, a CBF emitiu um comunicado oficial explicando que o árbitro Wagner Tardelli seria afastado da partida entre Goiás e São Paulo, que decidia diretamente o título da competição, por suspeita de manipulação de resultado.
Depois disso, o Ministério Público se manifestou e disse que o presidente da Federação Paulista de Futebol falou com promotores do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Prevenção e de Repressão ao Crime Organizado) na sexta-feira e foi orientado a avisar a Comissão de Arbitragem da CBF.
O São Paulo demonstrou irritação por não ter sido comunicado pela Federação Paulista e anunciou o rompimento de relações com a entidade.
A diretoria do time do Morumbi pode até pedir o afastamento de Del Nero da federação, pois o clube diz entender que a suposta atitude do presidente foi a responsável pelo afastamento de Wagner Tardelli e lançou suspeitas sobre os dirigentes do time do Morumbi.
Em decisão conjunta com a CBF e a Comissão de Arbitragem, Tardelli aprovou ficar afastado da partida entre Goiás e São Paulo. Ele foi substituído pelo árbitro Jailson Macedo Freitas, que validou um gol do atacante Borges, o único na vitória são-paulina por 1 a 0, em posição de impedimento.
Segundo apuração da Folha, a polêmica surgiu após uma secretária do São Paulo telefonar para a secretária de Del Nero a fim de entregar ingressos do show da cantora Madonna para convidados da FPF. Reinaldo Carneiro Bastos, vice da entidade, teria pedido um convite para Tardelli. A secretária não sabia do pedido e teria dito ao presidente apenas que tinha um envelope do São Paulo para entregar ao juiz. Del Nero, então, ligou para Ricardo Teixeira, presidente da CBF.
A CBF, no entanto, não confirma a informação e promete se pronunciar sobre o caso durante esta semana.

Nenhum comentário: