O ministro Hélio Costa (Comunicações) admitiu nesta sexta-feira que o sistema de transmissão de dados e banda larga é "vulnerável". Costa se referia à pane na rede da empresa Telefônica que atingiu ontem o Estado de São Paulo, inclusive a capital e cidades do Vale do Paraíba e litoral. O ministro lamentou o ocorrido e afirmou que é necessário haver uma espécie de plano "c", uma vez que o "b" falhou, para ser colocado em prática. Envie seu relato sobre a pane na rede da Telefônica.
"O sistema, lamentavelmente, é vulnerável. Isso já aconteceu em outros países, como nos Estados Unidos e Europa. Infelizmente, aconteceu em São Paulo. Acho que a gente tem de estar sempre preparados, com a rede 'b', mas infelizmente a rede 'b' também falhou em São Paulo", disse Costa, após cerimônia no Palácio do Planalto.
A pane gerou reflexos nos serviços de banda larga do provedor Speedy, conexões dedicadas (de alta velocidade, utilizadas principalmente por empresas) e outros tipos de acesso. Embora a empresa tenha informado que o problema atingiu, principalmente, clientes corporativos, houve queixas de clientes individuais sem a conexão ou com serviço precário.
O serviço começou a ser normalizado por volta das 20h30 de ontem na Grande São Paulo e nas cidades do Vale do Paraíba e do litoral. Somente às 23h todas as regiões do Estado voltaram a ter acesso á rede, segundo a Telefônica.
Segundo o ministro, o esforço é para evitar que uma nova pane ocorra. Para Costa, riscos como este estão afastados no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. "O problema está superado e que certamente agora serão tomadas todas as precauções para que não volte a acontecer, de toda forma, nós fomos informados que alguns outros centros como o Rio de Janeiro, por exemplo, e Belo Horizonte, estão fora de qualquer procedimento desta situação porque tem um segundo plano 'b', uma linha que pode atender a emergências desta natureza"', afirmou.
Costa afirmou ter conversado com o comando da Telefônica, mas que ainda não dispunha de informações sobre o que provocou a pane. "Nós temos, conforme foi anunciado pelo presidente da Anatel, grupos de técnicos da agência que acompanharam todo o dia de ontem e até no começo do problema na noite de quarta-feira, todo o procedimento que está sendo cumprido pela companhia", disse ele.
O ministro disse ainda que a Telefônica está à disposição para receber as reclamações dos consumidores que se sentiram prejudicados. "[O responsável pela empresa Telefônica] me disse que certamente a companhia telefônica reconhece a deficiência do sistema durante quase 24 horas e que está pronto para receber todas as reclamações que possam ocorrer neste sentido", afirmou.
"O sistema, lamentavelmente, é vulnerável. Isso já aconteceu em outros países, como nos Estados Unidos e Europa. Infelizmente, aconteceu em São Paulo. Acho que a gente tem de estar sempre preparados, com a rede 'b', mas infelizmente a rede 'b' também falhou em São Paulo", disse Costa, após cerimônia no Palácio do Planalto.
A pane gerou reflexos nos serviços de banda larga do provedor Speedy, conexões dedicadas (de alta velocidade, utilizadas principalmente por empresas) e outros tipos de acesso. Embora a empresa tenha informado que o problema atingiu, principalmente, clientes corporativos, houve queixas de clientes individuais sem a conexão ou com serviço precário.
O serviço começou a ser normalizado por volta das 20h30 de ontem na Grande São Paulo e nas cidades do Vale do Paraíba e do litoral. Somente às 23h todas as regiões do Estado voltaram a ter acesso á rede, segundo a Telefônica.
Segundo o ministro, o esforço é para evitar que uma nova pane ocorra. Para Costa, riscos como este estão afastados no Rio de Janeiro e Belo Horizonte. "O problema está superado e que certamente agora serão tomadas todas as precauções para que não volte a acontecer, de toda forma, nós fomos informados que alguns outros centros como o Rio de Janeiro, por exemplo, e Belo Horizonte, estão fora de qualquer procedimento desta situação porque tem um segundo plano 'b', uma linha que pode atender a emergências desta natureza"', afirmou.
Costa afirmou ter conversado com o comando da Telefônica, mas que ainda não dispunha de informações sobre o que provocou a pane. "Nós temos, conforme foi anunciado pelo presidente da Anatel, grupos de técnicos da agência que acompanharam todo o dia de ontem e até no começo do problema na noite de quarta-feira, todo o procedimento que está sendo cumprido pela companhia", disse ele.
O ministro disse ainda que a Telefônica está à disposição para receber as reclamações dos consumidores que se sentiram prejudicados. "[O responsável pela empresa Telefônica] me disse que certamente a companhia telefônica reconhece a deficiência do sistema durante quase 24 horas e que está pronto para receber todas as reclamações que possam ocorrer neste sentido", afirmou.
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