domingo, 7 de março de 2010

Com 2 gols de Washington, São Paulo supera a Ponte e pula para o 3º lugar

Com dois gols do atacante Washington, o São Paulo venceu a Ponte Preta por 2 a 0, neste domingo, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 13ª rodada do Campeonato Paulista. Com a vitória, a equipe assumiu a terceira colocação.

O time são-paulino chegou a 24 pontos --ultrapassando o Botafogo, que perdeu para o Santo André e caiu para a quinta colocação, com 22 pontos. O quarto colocado é o Corinthians, que soma 23 pontos após a vitória sobre o São Caetano por 1 a 0.

Já a Ponte Preta, que sonhava em se aproximar dos quatro primeiros colocados, ficou mais distante com a derrota. A equipe de Campinas permanece com 18 pontos.

O jogo diante da Ponte Preta marcou o retorno do técnico Ricardo Gomes, que ficou três jogos sem comandar o São Paulo à beira do campo em virtude de uma leve alteração vascular cerebral sofrida no dia 21 de fevereiro. O treinador não pode comandar o time nos jogos contra Monte Azul e Oeste, pelo Estadual, e Once Caldas, na Libertadores. Ele foi substituído pelo auxiliar técnico Milton Cruz.

Na sua volta, Ricardo Gomes teve problemas para escalar o time tricolor. O atacante Fernandinho e o zagueiro Renato Silva, lesionados, além de Miranda, Cléber Santana e Wellington, suspensos, ficaram de fora da partida.

As principais novidades foram os retornos do lateral-direito Cicinho e do meio-campista Hernanes, que foram poupados no empate contra o Oeste por 0 a 0, na quarta-feira. Marcelinho Paraíba também foi titular ao lado de Dagoberto e Washington.

A partida

O jogo entre Ponte Preta e São Paulo foi muito movimentando, com as duas equipes procurando o ataque desde o início da partida. A primeira oportunidade foi do time de Campinas. Aos 5min, Cicinho recuou errado para Rogério Ceni, Otacílio Neto se antecipou, driblou o goleiro e tocou para o gol. A bola correu a pequena área e sobrou para Finazzi finalizar em cima do arqueiro são-paulino.

O time tricolor respondeu aos 14min, quando Cicinho fez a jogada pela direita e cruzou para trás, Washington concluiu e Eduardo Martini segurou. No minuto seguinte, o atacante são-paulino não perdoou. Após lançamento longo, Dagoberto ajeitou para Washington, que chutou no canto: 1 a 0.

A Ponte Preta teve a chance de empatar ainda na etapa inicial. Aos 29min, Xandão dividiu com Otacílio Neto dentro da área, e o árbitro Edson Reis Pavani Junior marcou pênalti. Fabiano Gadelha cobrou e Rogério Ceni defendeu.

Aos 40min, Otacílio Neto bateu cruzado e o goleiro são-paulino pegou novamente.

Se a equipe de Campinas falhava nas conclusões, o São Paulo aproveitava. Aos 41min, Washington ganhou a dividida e passou para Hernanes, que fez o cruzamento para o atacante finalizar duas vezes e aumentar: 2 a 0.

No segundo tempo, o São Paulo procurou cadenciar a partida e administrar o resultado. Já a Ponte Preta ainda acreditava na reação. Aos 9min, Vicente cruzou da esquerda e Finazzi, livre, mandou por cima do gol.

Menos de nove minutos depois, Finazzi teve outra chance. Após cruzamento rasteiro da direita, a bola desviou no zagueiro são-paulino e passou no meio das pernas do atacante. Na sequência, Fabiano Gadelha tentou de fora da área, a bola resvalou na defesa e passou perto da trave.

No contra-ataque, o São Paulo quase ampliou. Cicinho avançou pela direita e cruzou para Marlos, que havia substituído Dagoberto, concluir para fora.

Com a vitória praticamente assegurada, Ricardo Gomes fez mais duas alterações: Rodrigo Souto substituiu Hernanes, enquanto Léo Lima entrou no lugar de Marcelinho Paraíba.

Agora, o São Paulo volta suas atenções para a Taça Libertadores da América. Na quinta-feira, o clube enfrenta o Nacional-PAR, fora de casa. Pelo Paulista, o time volta a campo contra o Rio Branco, no domingo, em casa.

Nenhum comentário: