quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Ataque virtual usa "BBB 9" para infectar computadores


MARINA LANG
colaboração para a Folha Online

O "Big Brother Brasil 9" ainda não começou, mas um programa que infecta computadores já circula na rede. O malware (ou programa de código malicioso) chega por e-mail e convida seus destinatários a se cadastrarem para conseguirem aproveitar a "programação".

"Escolhemos 10 prêmiados [sic], se você está recebendo está mensagem você foi um escolhido! Esta mensagem contém um código, com esse código você poderá navegar livremente por todas as câmeras da casa!", diz o recado.


Reprodução
Malware do BBB9, que induz o usuário a entrar em link para roubar senhas

Entretanto, quando o usuário clica no local indicado, a página abre uma rede local para inserção de senhas. "A intenção é que os donos do e-mail digitem o usuário e senha de rede, logo, o pirata virtual consegue ter um acesso a rede do grupo e dessa forma, tentar atacar", explica o gerente técnico da Trend Micro na América Latina, Eduardo Godinho.

Depois do roubo da senha de rede do usuário, efetua-se um download. "Ele baixa um arquivo que na verdade é um malware com intuito de roubar dados bancários --senha, CPF, número de banco etc", aponta.

Godinho alerta ainda que o pirata virtual pode usar várias roupagens para esconder o malware --basta apenas trocar a tela de roubo de informação.

"Estamos tendo muitos ataques, sim, principalmente focados na América Latina", afirma.

Nenhum comentário: