quinta-feira, 29 de abril de 2010

Procuradora suspeita de agredir criança é indiciada por tortura e racismo no Rio

Suspeita de maus-tratos contra uma criança de dois anos, a procuradora de Justiça aposentada Vera Lúcia de Santana Gomes, 57, foi indiciada nesta quinta-feira pela Polícia Civil pelos crimes de tortura e racismo, no Rio. Ela prestou depoimento por três horas e deixou a delegacia hostilizada por cerca de 20 pessoas. Nem ela nem seu advogado deram entrevistas.

Polícia prende babá suspeita de agredir bebê em PE
Promotoria propõe ação contra procuradora
Procuradora nega maus-tratos contra menina de 2 anos

Segundo a polícia, ela foi indiciada por tortura devido aos maus-tratos contra a criança, que estava em processo de adoção, e racismo devido à forma como se referia aos empregados.

Segundo a delegada Monique Vidal, a procuradora aposentada negou as agressões físicas e disse que não xingava a filha. Declarou que chamava a menina de "cachorrinha" e "vaquinha", carinhosamente, por gostar muito de animais.

"Vou fechar o inquérito amanhã e decidir se peço ou não sua prisão temporária", disse a delegada. "Além de agressões, que o laudo do IML (Instituto Médico Legal) mostra como contínuas, ela ofendia muito os empregados, por isso os crimes de racismo."

Ao chegar para depor na 13ª DP (Ipanema), a procuradora enfrentou o protesto de uma moradora de Copacabana, que xingou Vera Lúcia de "bruxa" e carregava um cartaz com a frase "maus-tratos a criança é crime".

Na quarta-feira (28), o Ministério Público Estadual do Rio propôs uma ação sustentando que a procuradora infringiu um artigo do Estatuto da Criança e do Adolescente que estabelece a pena de multa para o descumprimento dos deveres inerentes ao poder familiar ou decorrentes de tutela ou guarda.

A Promotoria pretende ingressar também, ainda nos próximos dias, com uma ação de indenização por danos morais devido as suspeitas de humilhações e ofensas a que a criança foi submetida sob a guarda da procuradora.

Maus-tratos

A denúncia contra a procuradora foi feita por ex-empregados. A polícia vai pedir ao IML (Instituto Médico Legal) um laudo complementar para saber se a menina sofreu todas as lesões no mesmo dia ou se era vítima de agressões constantes. A procuradora aposentada poderá responder até por tortura qualificada.

De acordo com a polícia, quatro ex-funcionários de Vera Lúcia já prestaram depoimento na Vara da Infância e Juventude e do Idoso e confirmaram as agressões. O primeiro a denunciar o caso foi um ex-motorista.

A criança havia sido adotada em 14 de março. No último dia 15, uma equipe da Vara da Infância, acompanhada de uma juíza, uma promotora e oficial de Justiça, foi à casa da procuradora. Machucada, a menina foi levada para o hospital municipal Miguel Couto, na Gávea (zona sul). Com os olhos inchados, ela precisou ficar três dias internada.

Segundo o Ministério Público Estadual, o auto de inspeção judicial aponta que a aposentada agredia a criança, que estava sob sua guarda provisória, com socos, tapas e objetos cortantes. O Conselho Tutelar informou ainda que, no dia que foi constatada a agressão, a criança estava no chão do terraço onde fica o cachorro de Vera Lúcia.

Por ordem da Justiça, a procuradora perdeu a guarda provisória da menina e foi suspenso o pedido de adoção definitiva. A criança foi transferida para um abrigo, que não teve o nome divulgado, onde recebe assistência psicológica.

Outro lado

O advogado Jair Leite Pereira, que defende a procuradora, afirmou que sua cliente nega as acusações. Ela afirma que a procuradora quis impor sua vontade para poder educar, mas admitiu não compreender a atitude da cliente. "É estranho, mas ela não agrediu ninguém, isso eu posso garantir porque eu conheço ela há mais de 20 anos", disse.

Nenhum comentário: