Google comprou companhia de publicidade móvel por $750 mi
Google tentará com o aquisição repetir nos telemóveis o seu sucesso com os Adsense, que respondem por grande parte da multi-bilionária receitas da gigante da Internet.
A gigante da internet anunciou ontem que fechou amigavelmente um negócio para compra da AdMob, por $750 milhões. A jovem companhia prestadora de serviços de publicidade em telemóveis vem apresentando um grande crescimento nos escassos anos da sua história.
O Google disse que a aquisição ajudaria a gigante da internet em acelerar o desenvolvimento de ferramentas efetivas para colocação de publicidade em smartphones e outros aparelhos; um mercado pequeno mas, bastante promissor.
“Vemos os aparelhos móveis como uma grande oportunidade para nós,” disse Susan Wojcicki, vice-presidente da gestão de produtos do Google, em uma intrevista ao jornal concedida ao jornal, The Wall Street Journal. “Trabalhando com a AdMob, vemos uma grande oportunidade de acelerar os nossos esforços em uma indústria que é muito importante para o Google.”
O negócio foi modesto para o Google, dado o seu valor de mercado de $177 bilhão. Entretanto, a compra constitui a terceira maior na história da gigante da Internet, atrás somente das aquisições do DoubleClick, por $3.1 bilhões e do Youtube, por $1.6 bilhões.
Wojcicki disse que a AdMob, que é especializada em colocar banner em telemóveis, ajudaria o Google a cimentar a gestão e apresentação de publicidade, uma área em que enfrenta rivais como a Yahoo.
Uma vez que o coração do negócio do Google, que consiste em vender publicidade de texto, tem vindo a desacelerar, a companhia tem procurado por novas áreas de expansão. Particularmente, o Google espera replicar o sucesso que conseguiu vendendo publicidade na internet, no mercado dos telemóveis. O Google, que já vende publicidade em smartphones, oferece uma vasta gama de aplicativos de telemóveis e fabrica o sistema operativo Android que alguns fabricantes de telefones móveis usam como sua plataforma operacional.
Os smartphones como o iPhone e os aparelhos Androids, representam uma quantidade desproporcional do negócio móvel da AdMob até ao momento.
Fundada em 2006, a AdMob chama a si mesma de “maior mercado de publicidade móvel do mundo.” A companhia, que recebeu um financiamento de $47 milhões de “capital ventures” e outros investidores, recusou-se a revelar as suas receitas. Entretanto, Omar Hamoui, o fundador e presidente-executivo da companhia disse que as vendas desse ano dobraram em relação ao ano passado. A sede da companhia localiza-se em San Mateo, na Califórnia, próxima às instalações da sede do Google. A AdMob emprega cerca de 140 funcionários.
O Google disse que esperar concluir a aquisição nos próximos meses. Wojcicki disse que esperava qeu a aquisição fosse aprovada pela comissão que regula o mercado norte-americano.
“Não ficaremos surpresos se a transação mereceu alguma revisão regulatória,” disse. “Achamos que a publicidade móvel constitui uma área bastante competitiva e não não vemos muitas preocupações regulatórias.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário