Hoje em dia cerca de 5 bilhões de habitantes do planeta consomem arroz. Para milhares, prepará-lo é uma tarefa penosa e o resultado final, em muitos casos, é desastroso. Arroz saboroso, soltinho e vistoso é para quem realmente sabe cozinhar. Isto até não conhecer a marca UNCLE BEN’S, que apresentou ao mundo uma maneira de preparar arroz de forma fácil, rápida e com resultado apetitoso.
-
A históriaO surgimento da marca UNCLE BEN’S começou com a empresa Converted Rice Inc., que durante a Segunda Guerra Mundial era fornecedora de arroz para as tropas do exército americano. Terminado o conflito, Gordon Harwell, presidente e proprietário da empresa, estava jantando com seu sócio em um restaurante de Chicago, quando lhe ocorreu a idéia de introduzir seu arroz para o consumidor comum. Foi então, que lembraram da história de um fazendeiro negro, chamado “Tio Ben” (Uncle Ben), bastante conhecido pelos donos de moinhos da cidade de Houston no Texas, por sempre produzir o arroz de melhor qualidade. Seu arroz era uma referência na região. Como não havia nenhuma fotografia do tal fazendeiro, Gordon resolveu pedir que o maître do restaurante, Frank Brown, vestido com a tradicional gravata borboleta, posasse para a foto que iria aparecer nas embalagens e no logotipo do arroz UNCLE BEN’S. ao somente o nome foi registrado como marca, como também o termo “Converted” (convertido). Com tudo pronto, o arroz foi lançado no mercado americano no ano de 1946 com o nome de UNCLE BEN’S CONVERTED LONG GRAIN WHITE RICE. O arroz era parboilizado e polido. A palavra “parboilizado” deriva da expressão inglesa “parboiled”, dando idéia de cozimento parcial que ocorre no processo industrial. O processo de parboilização, inventado pelo químico de alimentos inglês Eric Huzenlaub na década de 30, baseia-se no tratamento hidrotérmico a que é submetido o arroz em casca, pela ação tão somente da água e do calor, seguido de gelatinização parcial ou total do amido e secagem, cujo objetivo é fazer com que os nutrientes – vitaminas e sais minerais - presentes na casca, migrem para o interior do grão. O lançamento foi apoiado por campanhas comerciais veiculadas em revistas como a tradicional TIME que destacavam a praticidade do produto com o slogan “Cooks up perfect every time”. O sucesso foi imediato, pois as donas de casa adoraram um arroz de qualidade incomparável, com grãos longos e uniformes, que não precisa ser escolhido, lavado, ou fritado, e ficava pronto rapidamente com facilidade. Em apenas seis anos o arroz UNCLE BEN’S se tornou líder do mercado americano. Logo depois foi introduzido no mercado inglês, francês e austríaco. Não demorou muito para UNCLE BEN’S chamar a atenção da Mars, que adquiriu a marca, que tornou-se uma subsidiária da empresa americana em 1964. Em menos de uma década a vendas romperam a barreira de US$ 100 milhões. Com a expansão do mercado e a lata demanda, em 1977, foi inaugurada uma nova fábrica em Greenville, estado do Mississippi. Nas décadas seguintes lançou uma grande quantidade de novos produtos como arroz em saquinhos, risotos prontos, arroz instantâneo e arroz para microondas, que se tornaram um enorme sucesso, fazendo com que a marca fosse uma das mais rentáveis para a empresa Mars, proprietária de marcas como Whiskas, M&M’s, Pedigree, entre outras.-
-
A linha do tempo1952● Lançamento do UNCLE BEN’S Read Rice, um arroz de fácil e rápido preparo.1961● Lançamento do UNCLE BEN’S Long Grain & Wild Rice Original Recipe, uma espécie conhecida como arroz selvagem.1972● Lançamento do UNCLE BEN’S Select Brown Rice, conhecido popularmente como arroz integral.1987● As inovações continuam com o lançamento da linha UNCLE BEN’S Country Inn em 8 deliciosas variações como Broccoli Rice (com brócolis), Chicken (com Frango), Chicken & Vegetable (frango com vegetais), Mexican Fiesta (com pimenta, pimentão, alho e cebola), Chicken & broccoli (frango com brócolis), entre outas.1988● Lançamento do UNCLE BEN’S Boil in the Bag, o tradicional arroz embalado em saquinhos de práticas porções, tornando o preparo mais fácil e rápido.1994● Ocorre a primeira extensão da marca UNCLE BEN’S com o lançamento da Hearty Soup (linha de sopas prontas no sabor Broccoli Cheese & Rice Soup) e Rice Puddings (arroz doce com um toque de canela).1997● Lançamento do arroz fortificado com Cálcio, vitaminas e outros minerais.1998● Introdução da linha UNCLE BEN’S FLAVORFUL RICE em cinco diferentes temperos como Garlic & Butter (alho e manteiga), Chicken & Herb (frango e ervas), Roasted Chicken (frango assado), Parmesan & Butter (queijo parmesão e manteiga) e Four Cheese (quatro queijos).2000● Lançamento do UNCLE BEN’S Frozen Bowls Rice, um arroz que passa pelo processo de congelamento.2004● Lançamento do UNCLE BEN’S READY RICE, uma linha de preparo rápido que fica pronto em apenas 90 segundos para ser utilizada no microondas. Atualmente a linha é composta por 12 variedades como Original; Creme Quatro Queijos (Creammy Four Cheese); Frango Assado (Roasted Chicken); Tomate, Ervas e Pimenta (Spanish Style); Tempero Oriental (Teriyaki); Vegetais (Garden Vegetable); entre outros.-
-
A mudança de imagemAo longo dos anos a marca UNCLE BEN’S sempre foi severamente criticada e atacada por organizações e pessoas devido ao uso da imagem, em seu logotipo, de uma figura afro-americana com jeito serviçal. As críticas pesadas desencadearam uma enorme campanha publicitária para mudar esta imagem lançada em março de 2007. O Tio Ben (Uncle Ben), figura onipresente no logotipo da marca, foi promovido a Chairman (cargo executivo mais alto de uma corporação), como tentativa de desvincular a imagem de serviçal que o personagem passou durantes mais de 60 anos. A mudança de posicionamento pode ser vista na página oficial do produto na Internet, onde um escritório opulento, ricamente decorado e digno dos maiores executivos do mundo, faz com que o internauta explore todos os aspectos da empresa chefiada agora pelo Tio Ben.-
-
Os slogansBen knows best.UNCLE BEN’S. Perfect Every Time.
Cooks up perfect every time.
-Os dados
● Origem: Estados Unidos● Lançamento: 1946 ● Criador: Converted Rice, Inc.● Sede mundial: Houston, Texas● Proprietário da marca: Mars, Incorporated● Capital aberto: Não● Chairman: John Mars● Presidente: Paul Michaels● Faturamento: US$ 1.3 bilhões (2006)● Presença global: 130 países● Presença no Brasil: Sim● Maiores mercados: Estados Unidos, Grã Bretanha e França● Funcionários: 750● Segmento: Alimentação● Principais produtos: Arroz e derivados● Ícones: O “tio Ben” de seu logotipo
● Slogan: Ben knows best.● Website: http://www.unclebens.com/
-
A marca no mundoAtualmente a marca UNCLE BEN’S, que pertence a gigante americana Mars, está presente em mais de 130 países com uma linha de produtos que vai desde o tradicional arroz até molhos e risotos. A empresa tem fábricas espalhadas pela Austrália, Alemanha, Inglaterra, Holanda e Bélgica, além de sua enorme fábrica principal no estado do Texas. A marca UNCLE BEN’S é líder absoluta do mercado americano.-
-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
A históriaO surgimento da marca UNCLE BEN’S começou com a empresa Converted Rice Inc., que durante a Segunda Guerra Mundial era fornecedora de arroz para as tropas do exército americano. Terminado o conflito, Gordon Harwell, presidente e proprietário da empresa, estava jantando com seu sócio em um restaurante de Chicago, quando lhe ocorreu a idéia de introduzir seu arroz para o consumidor comum. Foi então, que lembraram da história de um fazendeiro negro, chamado “Tio Ben” (Uncle Ben), bastante conhecido pelos donos de moinhos da cidade de Houston no Texas, por sempre produzir o arroz de melhor qualidade. Seu arroz era uma referência na região. Como não havia nenhuma fotografia do tal fazendeiro, Gordon resolveu pedir que o maître do restaurante, Frank Brown, vestido com a tradicional gravata borboleta, posasse para a foto que iria aparecer nas embalagens e no logotipo do arroz UNCLE BEN’S. ao somente o nome foi registrado como marca, como também o termo “Converted” (convertido). Com tudo pronto, o arroz foi lançado no mercado americano no ano de 1946 com o nome de UNCLE BEN’S CONVERTED LONG GRAIN WHITE RICE. O arroz era parboilizado e polido. A palavra “parboilizado” deriva da expressão inglesa “parboiled”, dando idéia de cozimento parcial que ocorre no processo industrial. O processo de parboilização, inventado pelo químico de alimentos inglês Eric Huzenlaub na década de 30, baseia-se no tratamento hidrotérmico a que é submetido o arroz em casca, pela ação tão somente da água e do calor, seguido de gelatinização parcial ou total do amido e secagem, cujo objetivo é fazer com que os nutrientes – vitaminas e sais minerais - presentes na casca, migrem para o interior do grão. O lançamento foi apoiado por campanhas comerciais veiculadas em revistas como a tradicional TIME que destacavam a praticidade do produto com o slogan “Cooks up perfect every time”. O sucesso foi imediato, pois as donas de casa adoraram um arroz de qualidade incomparável, com grãos longos e uniformes, que não precisa ser escolhido, lavado, ou fritado, e ficava pronto rapidamente com facilidade. Em apenas seis anos o arroz UNCLE BEN’S se tornou líder do mercado americano. Logo depois foi introduzido no mercado inglês, francês e austríaco. Não demorou muito para UNCLE BEN’S chamar a atenção da Mars, que adquiriu a marca, que tornou-se uma subsidiária da empresa americana em 1964. Em menos de uma década a vendas romperam a barreira de US$ 100 milhões. Com a expansão do mercado e a lata demanda, em 1977, foi inaugurada uma nova fábrica em Greenville, estado do Mississippi. Nas décadas seguintes lançou uma grande quantidade de novos produtos como arroz em saquinhos, risotos prontos, arroz instantâneo e arroz para microondas, que se tornaram um enorme sucesso, fazendo com que a marca fosse uma das mais rentáveis para a empresa Mars, proprietária de marcas como Whiskas, M&M’s, Pedigree, entre outras.-
-
A linha do tempo1952● Lançamento do UNCLE BEN’S Read Rice, um arroz de fácil e rápido preparo.1961● Lançamento do UNCLE BEN’S Long Grain & Wild Rice Original Recipe, uma espécie conhecida como arroz selvagem.1972● Lançamento do UNCLE BEN’S Select Brown Rice, conhecido popularmente como arroz integral.1987● As inovações continuam com o lançamento da linha UNCLE BEN’S Country Inn em 8 deliciosas variações como Broccoli Rice (com brócolis), Chicken (com Frango), Chicken & Vegetable (frango com vegetais), Mexican Fiesta (com pimenta, pimentão, alho e cebola), Chicken & broccoli (frango com brócolis), entre outas.1988● Lançamento do UNCLE BEN’S Boil in the Bag, o tradicional arroz embalado em saquinhos de práticas porções, tornando o preparo mais fácil e rápido.1994● Ocorre a primeira extensão da marca UNCLE BEN’S com o lançamento da Hearty Soup (linha de sopas prontas no sabor Broccoli Cheese & Rice Soup) e Rice Puddings (arroz doce com um toque de canela).1997● Lançamento do arroz fortificado com Cálcio, vitaminas e outros minerais.1998● Introdução da linha UNCLE BEN’S FLAVORFUL RICE em cinco diferentes temperos como Garlic & Butter (alho e manteiga), Chicken & Herb (frango e ervas), Roasted Chicken (frango assado), Parmesan & Butter (queijo parmesão e manteiga) e Four Cheese (quatro queijos).2000● Lançamento do UNCLE BEN’S Frozen Bowls Rice, um arroz que passa pelo processo de congelamento.2004● Lançamento do UNCLE BEN’S READY RICE, uma linha de preparo rápido que fica pronto em apenas 90 segundos para ser utilizada no microondas. Atualmente a linha é composta por 12 variedades como Original; Creme Quatro Queijos (Creammy Four Cheese); Frango Assado (Roasted Chicken); Tomate, Ervas e Pimenta (Spanish Style); Tempero Oriental (Teriyaki); Vegetais (Garden Vegetable); entre outros.-
-
A mudança de imagemAo longo dos anos a marca UNCLE BEN’S sempre foi severamente criticada e atacada por organizações e pessoas devido ao uso da imagem, em seu logotipo, de uma figura afro-americana com jeito serviçal. As críticas pesadas desencadearam uma enorme campanha publicitária para mudar esta imagem lançada em março de 2007. O Tio Ben (Uncle Ben), figura onipresente no logotipo da marca, foi promovido a Chairman (cargo executivo mais alto de uma corporação), como tentativa de desvincular a imagem de serviçal que o personagem passou durantes mais de 60 anos. A mudança de posicionamento pode ser vista na página oficial do produto na Internet, onde um escritório opulento, ricamente decorado e digno dos maiores executivos do mundo, faz com que o internauta explore todos os aspectos da empresa chefiada agora pelo Tio Ben.-
-
Os slogansBen knows best.UNCLE BEN’S. Perfect Every Time.
Cooks up perfect every time.
-Os dados
● Origem: Estados Unidos● Lançamento: 1946 ● Criador: Converted Rice, Inc.● Sede mundial: Houston, Texas● Proprietário da marca: Mars, Incorporated● Capital aberto: Não● Chairman: John Mars● Presidente: Paul Michaels● Faturamento: US$ 1.3 bilhões (2006)● Presença global: 130 países● Presença no Brasil: Sim● Maiores mercados: Estados Unidos, Grã Bretanha e França● Funcionários: 750● Segmento: Alimentação● Principais produtos: Arroz e derivados● Ícones: O “tio Ben” de seu logotipo
● Slogan: Ben knows best.● Website: http://www.unclebens.com/
-
A marca no mundoAtualmente a marca UNCLE BEN’S, que pertence a gigante americana Mars, está presente em mais de 130 países com uma linha de produtos que vai desde o tradicional arroz até molhos e risotos. A empresa tem fábricas espalhadas pela Austrália, Alemanha, Inglaterra, Holanda e Bélgica, além de sua enorme fábrica principal no estado do Texas. A marca UNCLE BEN’S é líder absoluta do mercado americano.-
-As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Um comentário:
www.huzenlaub.com
Postar um comentário