
A DODGE tem uma longa história de destaque, sempre em busca de identificar e exceder as expectativas dos clientes. Em 1895, os irmãos Dodge, receberam a primeira patente para fabricar componentes para bicicletas. Era o começo de uma história de sucesso. No início de 1900, os irmãos John e Horace decidiram construir um automóvel diferente. Começaram com a produção de peças em 1902, atendendo a um pedido de 3.000 transmissões. No ano seguinte foram os responsáveis pela produção de todas as peças do primeiro modelo lançado pela FORD, o Model A. Durante quase 11 anos foram fornecedores da empresa de Henry Ford. Em1914, resolveram desenvolver sua indústria automobilística com o lançamento de seu primeiro automóvel, conhecido como “Old Betsy”. O logo da empresa era formado por dois triângulos nas cores azul e branco, lembrando a estrela de David. Nos anos 20, os irmãos faleceram e, em 1928, a DODGE Brothers passou a integrar a Chrysler Corporation. Em 1925, a marca atingia o patamar de 1 milhão de carros produzidos. Na década de 30, firmou sociedade com a Graham Brothers para fabricar caminhões comerciais e Pick-up. O Graham Truck era feito sob o chassi DODGE. No meio da década a empresa comprou a Graham Trucks e iniciou a produção de seus próprios caminhões, nascendo a DODGE TRUCKS. Em 1942, com a Segunda Guerra Mundial, paralisou a produção de automóveis civis e produziu somente veículos militares. -
Em 1956, foi a primeira montadora a dar atenção ao mercado feminino de automóveis. Em 1957 a chamada Serie C, terceira geração do Pick-up DODGE, utilizaram o marketing para mudar o nome para “Power Giant”, entrando na competitividade do mercado junto com Ford e GM. Nenhuma mudança significativa foi feita até 1965, quando a linha de Pick-up foi totalmente reestilizada e modernizada. Em 1967, lançou no mercado o Dodge Coronet RT, um carro esporte com motor V8. Em 1971 a empresa introduziu a “Lifestyle” Pick-up, desenvolvida para toda família, especialmente para ser utilizada em viagens de férias. Em 1978, com a crise do combustível que assolou os Estados Unidos, a DODGE introduziu o Pick-up a diesel. Nessa década a montadora entra no mercado dos carros compactos com o Dodge Omni e Colt. Em 1981, as antigas Pick-ups foram reestilizada e sob o comando de Lee Iacoca, o símbolo do cabrito montanhês, que foi utilizado entre as décadas de 30 e 50, voltou a fazer parte do logotipo da marca, seguido da frase “Ram Tough”. A década de 80 foi marcada pelo lançamento do Pick-up compacto DAKOTA. Além da Van CARAVAN, lançada em 1984 e que revolucionou o mercado em sua categoria. Em 1992 introduziu no mercado o DODGE VIPER, um automóvel equipado com motor V10. No ano seguinte a empresa lançou o modelo INTREPID. A Pick-up DODGE RAM foi lançada em 1994, mesmo ano em que a empresa introduziu um de seus maiores sucessos de venda, o DODGE STRATUS. Nesse mesmo ano a empresa lançou outro modelo de muito sucesso, o DODGE NEON, um carro compacto que se tornou um grande campeão de vendas, especialmente pelo seu preço reduzido. O modelo foi introduzido com a campanha chamada “Hi”. Em 1995, a Caravan tornou-se a primeira van a ser eleita carro do ano nos Estados Unidos. -
Um símbolo, um mito...
O cabrito montanhês foi adicionado em 1932 aos automóveis DODGE como ornamento do capô, simbolizando o estilo agressivo, força e robustez da marca. Na década de 60 a 80 o cabrito deixou de ser utilizado. O símbolo retornou em 1981 pelas mãos de Lee Iacoca, fazendo inclusive parte do logotipo da empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Faça aqui seu comentário sobre o blog impactorondonia