quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Dos Movimentos que não dão em nada e a confusão entre "POLITICA' e "PARTIDARISMO" - ou - Cansou? descança

Vivemos em uma democracia, e todo ato político deve ser respeitado e, até mesmo, estimulado. Isso não significa, obviamente, que as movimentações políticas estejam livres de crítica. Democracia é exatamente isso: a possibilidade de organizar “atos”, e também o direito de analisá-los.

Vamos em frente.

Cheguei a rascunhar um texto longo, tratando de diversos aspectos desse movimento, bem como algumas “curiosidades” de seus líderes (como a substituição de representantes católicos por procuradores de uma seita que se enroscou com a justiça norte-americana). Mas é bobagem.

Em síntese, é o seguinte: o movimento é político, mas eles dizem que é “apolítico”, justamente porque, para o povão, política e partidarismo significam a mesma coisa. Ou então fazem isso por ignorância. Escolham uma opção.

Há um viés nitidamente oposicionista, mas pode até ser que o movimento não seja diretamente ligado a um partido, ou apenas a uma legenda, mas DEFINITIVAMENTE não se trata de uma mobilização “apolítica”. O Presidente da OAB, no release disponível no website, diz NUMA MESMA FRASE o seguinte:

“Não se trata de um ato político, mas de uma manifestação cívica de cidadania”

É mole? Como é possível uma manifestação cívica de cidadania não ser um ato político? Pode não ser um ato partidário, ou mesmo não ter tanto apelo ideológico, mas É SEM DÚVIDA ALGUMA UM ATO POLÍTICO.

Tal equívoco, cometido justamente pelo representante de todos os advogados paulistas (e eu sou um deles, vejam só!), me dá um pouco de tristeza.

Daí, vi que marcaram um ato exatamente no prédio da “Tam Express”, quando o acidente fatítico completará um mês. É uma forma de reconfortar os parentes das vítimas e honrar a memória dos que se foram, ou puro e simples oportunismo marqueteiro?

Por falar em marketing, o tal movimento tem como imagem um homem negro, velho etc. Mas se trata de uma mobilização arquitetada, em princípio, pela elite paulistana.

Enfim, esse “Cansei” provavelmente não dará em nada. Movimentos que partem da elite, com exceção de quarteladas e demais golpes, geralmente não dão em nada. Limitam-se a “formadores de opinião”, sites, blogs, emails e só. Houve um negócio desses recentemente, um tal “Quero Mais Brasil”. Alguém sabe no que deu? Pois é…

Ah! Chega a ser intrigante o “objetivo” do atual movimento. O que eles querem é fazer um minuto de silêncio. Exatamente isso. Sessenta segundos de quietude. E só.

Desse modo, é no mínimo curioso fazer o maior barulho do mundo, verdadeiro estardalhaço, com direito a entrevista coletiva e divulgação gratuita em rádios e TVs, para ao final… FAZER UM MINUTO DE SILÊNCIO!!!

Por fim, vale a regra milenar: Cansou? Descansa!

ps - pergunta que já li em vários blogs: Por que não incluem a Sonegação Fiscal como um dos motivos do chiliquinho elitizado?

pps - o “Cansei” fará um ato na porta da “Tam Express”, um mês após o acidente; ocorre que, hoje, a “Veja” - a Veja, ok? - informa que não houve aquaplanagem e o acidente teve como causa primeira uma falha do piloto. Já sabemos, também, da falha da aeronave. E agora? Melhor marcar o evento em outro local, não? Assim, como está planejado, parece-me injusto com as famílias das vítimas, e politicamente inócuo.

Espinafrado por Gravatai Merengue | textogravata



26. 07. 2007

A GALINHA ATRAVESSOU A RUA
Sim, atravessou. Foi de uma calçada até a outra e chegou sã e salva. Ponto final. Mas como é que alguns colunistas e blogueiros noticiariam tal fato?

A ver:

Emir Sader
O neoliberalismo e a imprensa golpista fizeram com que a galinha se exilasse no outro lado da rua. Estamos encaminhando um abaixo-assinado para evitar que isso se repita e protestar contra essa direita pavorosa que suprime os direitos dos galináceos.

* * *

Reinaldo Azevedo
Deu na Folha, volto depois: “Galinha Atravessou a Rua - Uma galinha foi de uma calçada para a outra, chegando sã e salva”.

Voltei
Viram só? É mais um petralha fugindo! Eles só sabem fazer isso! Fugiu, amarelou! Foi para o outro lado da rua!

* * *

Mino Carta
Lembro com certa nostalgia quando nos sentamos, para uma conversa amigável, o cônsul-geral da Itália em São Paulo, o então correspondente internacional do Le Monde, eu… e a galinha! Ela lá estava, sempre quieta, sempre a beber moderadamente seu Blue Label. Num dia, falaram sobre atravessar a rua. E me lembro bem da conversa, pois tenho comigo minha memória, e sem dúvida é esta a maior riqueza dos justos. Pois então:a galinha, até então sempre quieta e reservada, naquele dia achou de dizer que jamais faria isso. Gritou, e eu lembro, que jamais atravessaria a rua. Coisas da vida.

* * *

Olavo de Carvalho
A travessia da galinha é pura manobra baseada nos princípios gramscianos em que se funda a atual corja comunista do Brasil. Tentam, com isso, desviar nossa atenção, fingindo que tal fato é uma notícia. Ao mesmo tempo, obviamente, estão aí, a olhos vistos e em plena luz do dia, cumprindo com todos os protocolos estabelecidos pelo Foro de São Paulo.

* * *

Paulo Henrique Amorim

- A galinha foi chutada pelo Presidente Eleito José Serra

- E a mando da Rede Globo

- Ou então foi Serra que mandou a Globo chutá-la.

- Ou então a galinha fugiu de ambos, que seguramente a chutariam.

- Ou então os dois são a galinha, e fugiram provavelmente com medo.

- Bom, sei lá. O que quer que tenha havido, é culpa do Serra e da Globo.

* * *

Diogo Mainardi
A galinha foge de Lula. A galinha não agüenta Lula. A galinha não quer mais ouvir falar de Lula. A galinha até votou em Lula, mas se arrependeu. A galinha vaiou Lula, mas tem medo de confessar. Querem que sejamos galinhas. Enquanto isso, ouve-se do Planalto: Cocoricó! Cocoricó! Cocoricó!

* * *

Luis Nassif
Tenho aqui (ver em pdf) o estudo realizado por cinco cientistas de Omsk intitulado “Travessia de Galinhas”. Sobre isso, inclusive, falei na semana passada (ver aba “Galinha Atravessando a Rua”). O leitor Parmênides trouxe impressionante contribuição que transcrevo a seguir, com gráficos e tabelas. É um trabalho interessante, de fato. E aguardo, para amanhã, uma dissertação de mestrado que joga um pouco mais de luz sobre essa questão.

* * *

Josias de Souza
A Galinha Foi a Pé

(algum gif animado bem sem graça, como uma galinha pulando, ou caminhando infinitamente, ou algo do gênero)

Em tempos de caos aéreo, as galinhas precavidas fogem dos aeroportos e preferem atravessar a rua caminhando.

* * *

Qualquer Blog de Direitista Truculento
Acabou-se a moral! É hora de se tomar de volta o poder deste país, para restabelecer a ordem! Quem terá coragem de fechar esse Congresso? Quem terá coragem de derrubar o presidente? O Brasil não pode se reduzir a uma galinha que passa de lá pra cá.

* * *

Qualquer Blog de Esquerdista que Baba
A culpa é do PFL e do PSDB e do capitalismo e do neoliberalismo e das multinacionais e dos transgênicos e do aquecimento global e da globalização e da Globo e da mídia golpista e do açlskjdfaçlskdjfaçdkfj…

* * *

Ricardo Noblat
O deputado Hermenegildo Cloaquinha, membro da “CPI da Galinha”, informou por telefone que a galinha é na verdade um pato. E não atravessou a rua, mas sim um rio.

(meia hora depois)

O deputado voltou atrás, negando que dissera aquilo tudo. Então, prevalece a versão de que foi uma galinha que atrevessou a rua.

* * *

Atenção: este é OBVIAMENTE um texto de humor - ok, nem todo mundo vai achar graça, mas é “teoricamente humor”, pelo menos. Desse modo, por favor, não saiam por aí dizendo que “fulano falou isso” ou “beltrano escreveu aquilo”, pois o texto todo é de minha autoria, pura e simplesmente brincando com o estilo dos colunistas citados.

Sei que esse aviso é de uma obviedade estúpida, mas a estupidez grassa na Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui seu comentário sobre o blog impactorondonia