sábado, 28 de julho de 2007

Cacoal vive momento histórico com cinco novos cursos na Facimed


Onésio Soares - Cacoal - A população de Cacoal comemora nesta semana a implantação de cinco novos cursos pela Facimed. Na noite da última quarta-feira aconteceu a aula magna do curso de Psicologia, na quinta-feira foi realizada a aula magna dos cursos de Química, Física e Matemática, e, sexta-feira, a instituição recebeu convidados de todos os segmentos representativos da sociedade para a aula magna do curso de Odontologia.

“Estamos vivendo um momento histórico para Cacoal e para Rondônia”, sintetizou o presidente da Câmara, vereador Luiz Carlos Katatal, em seu discurso. Estudo elaborado para o Conselho Nacional de Educação (CNE) indica que as escolas públicas brasileiras apresentam déficit de 246 mil professores graduados para atuar no segundo ciclo do ensino fundamental (5ª a 8 ª Séries) e no ensino médio nas áreas de Matemática, Química e Física. A Facimed conta com laboratórios de alta tecnologia e uma equipe multiprofissional para formar os melhores do mercado nessas áreas.

Dados estatísticos da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que entre 50% e 99% da população em todos os países apresenta cáries dentárias ou doenças gengivais. Parcela relevante das comunidades ainda não tem acesso ao atendimento básico, não sabe a importância que a saúde dos dentes exerce sobre o bem-estar geral e desconhece que uma escovação bem feita pode prevenir uma série de doenças bucais.

A presidente da Facimed, professora Sandra Marques, disse que o curso de Odontologia da Instituição terá forte aproximação com as comunidades locais, no sentido de levar a informação e fazer com que uma das características básicas do curso seja sua ênfase nos aspectos sócio-educacionais e preventivos do tratamento bucal, acompanhados de uma terapêutica curativa segura e cientificamente correta. “Nossa meta é educar de forma a gerar qualidade de vida. O nosso aluno será orientado por meio de programas teóricos e práticos a assumir seu compromisso social”, sintetizou.

Ao comentar a forma como o acadêmico de Odontologia da Facimed vai praticar responsabilidade social, Sandra Marques deixou claro que o aluno exercitará sua vocação nos programas preventivos e curativos gratuitos orientados para as principais demandas populares. O atendimento não estará limitado aos laboratórios da própria faculdade, mas se estenderá com atividades clínicas a partir de convênios com as prefeituras, escolas da rede pública e outras instituições, como tradicionalmente ocorre nos grandes centros.
A coordenadora do Curso de Odontologia da Facimed, professora Daniela Dantas, informou que os eventos educativos serão organizados junto às comunidades, no sentido de fazer com que crianças em idade escolar aprendam, de forma divertida, a importância de cuidar dos dentes. Haverá ainda cursos, palestras e simpósios. O objetivo é adotar características inovadoras do currículo, associadas a uma infra-estrutura e a um corpo docente que só a Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal oferece.

Na noite de quinta-feira, participaram da aula magna dos cursos de Matemática, Química e Física a presidente da Facimed, professora Sandra Marques, o presidente do Conselho Regional de Química, professor Avelino Pereira Cuvello, o presidente da Câmara dos Vereadores, Luiz Carlos Katatal, a representante de ensino, professora Carmem Fernandes, o coordenador do Curso de Física, professor Amaury Anderson dos Santos, o coordenador do Curso de Matemática, professor Severino Bertino Neto, o coordenador do Curso de Química, professor Vonivaldo Gonçalves Leão, e, o professor doutor Marinaldo Felipe da Silva, PHD em matemática e professor da Universidade Federal de Rondônia.

Nenhum comentário: