quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Pesquisa da Visa revela que consumidores brasileiros não sabem aonde vão 26% dos seus gastos semanais

Mais de dois terços dos entrevistados acreditam que o uso de cartões de débito ajuda a controlar melhor as despesas

De acordo com o um estudo encomendado pela Visa Inc. (NYSE: V), os consumidores brasileiros não lembram, em média, como gastaram aproximadamente US$ 23 em dinheiro por semana, ou cerca de US$ 1.200 por ano.

"Apesar dos consumidores quererem controlar suas despesas, eles ainda desconhecem como gastaram uma quantidade considerável de dinheiro a cada ano - principalmente quando o assunto são compras ou lazer com amigos e familiares - atividades normalmente realizadas durante as férias", afirma José Maria Ayuso, diretor de Produtos da Visa America Latina e Caribe.

A pesquisa da Visa foi realizada em três mercados da América Latina (Argentina, Brasil e México) e é o primeiro estudo da região que tem por objetivo mapear "gastos desconhecidos" dos consumidores. O levantamento foi feito em 12 países de todo o mundo e ouviu 12 mil pessoas, dos quais mil (8%) brasileiros.

Para onde vai o dinheiro do brasileiro?

Os consumidores afirmam estar mais propensos a esquecer gastos relacionados à:

Gastos alimentícios (43%)
Compras relacionadas com lazer e/ou itens não essenciais (35%)
Entretenimento (29%)
Compras de snacks (26%)
Jantar fora (25%)
Além disso, 50% dos consumidores brasileiros acreditam que grande parte das pequenas compras em dinheiro são difíceis de controlar. "Mesmo para os mais organizados pode ser difícil manter o controle de quanto se pagou em dinheiro em um café ou outros itens de pequeno valor", afirma Ayuso. "Enquanto as compras em dinheiro são difíceis de controlar, a pesquisa revela que os consumidores acreditam que os cartões de débito podem ajudá-los a acompanhar mais de perto os gastos e assim manter-se dentro do orçamento", finaliza o executivo.

Cartão de débito pode ajudar a controlar o dinheiro gasto

De acordo com a pesquisa, os consumidores brasileiros que usam o cartão de débito afirmam que:

72% preferem usar o cartão de débito em vez de dinheiro, sempre que possível.
67% concordam que os cartões de débito oferecem uma maneira fácil de controlar as despesas.
49% afirmam que usam o cartão de débito para manter seus gastos desconhecidos em um patamar mínimo.
79% acreditam que o pagamento de suas despesas com cartão de débito ajuda a mantê-los dentro do orçamento.
53% acreditam que checando os seus gastos com cartão de débito pela internet ajuda a mantê-los dentro do orçamento.
Ao final de 2009, as compras feitas com cartões de débito Visa Electron refletiram um crescimento significativo. De fato, o volume transacionado com Visa Electron cresceu 23% no Brasil no trimestre finalizado em Março de 2010. De acordo com a pesquisa, 40% dos consumidores brasileiros utilizam seus cartões de débito para despesas pessoais e domésticas e para 16% esse é o principal método de pagamento para esse tipo de compras.

"Os consumidores estão se tornando cada vez mais conscientes dos benefícios do uso de cartões de débito Visa Electron, entendendo que eles podem fornecer uma maneira fácil, eficaz e segura para acessarem seu dinheiro, melhorando a gestão do orçamento e,permitindo maior controle sobre seus gastos", disse Ayuso.

Compras de alimentos em geral (43%), compras de lazer/itens não essenciais (33%) e entretenimento com os amigos (32%) são as categorias de despesas em que os consumidores, em todo o mundo, sentem que perdem o controle dos gastos.
Australianos registraram o descontrole da maior quantia de dinheiro, tanto em termos de quantidade real gasta (US$ 59) quanto em percentual de gasto total (34%). Enquanto que os indianos perderam o controle de US$ 8 semanais, isto é, 31% do total de seu dinheiro gasto semanalmente. Comparando os 12 meses, Rússia (38%) e Índia (74%) acreditam que perdem o controle de mais dinheiro a uma taxa significativamente mais elevada do que os consumidores americanos (13%).
A maioria dos consumidores da Coréia do Sul (74%) e da África do Sul (71%) concordam que o uso de cartões de débito mantém o descontrole das despesas no patamar mínimo.
Sobre a pesquisa

A Ipsos MORI realizou um estudo em 12 mercados internacionais em setembro de 2009. As entrevistas foram realizadas por telefone com adultos com uma mostra representativa da população com mais de 18 anos em cada mercado. Os dados foram ponderados para refletir a população adulta total de cada mercado (alguns marcadores para refletir a população urbana total). As entrevistas para este estudo foram realizadas nos seguintes mercados: EUA, Canadá, Índia, Rússia, África do Sul, Austrália, Coréia do Sul, México, Brasil, Argentina, Japão e GCC (Países do Conselho de Cooperação do Golfo). Margem de erro: usando um intervalo de confiança de 95%, uma diferença de mais ou menos quatro pontos percentuais entre os mercados são necessários para a conclusão ser significativa.

Sobre a Visa Inc.: A Visa é uma companhia global de tecnologia de pagamento que conecta consumidores, empresas, instituições financeiras e governos em mais de 200 países e territórios com uma moeda digital rápida, segura e confiável. Esta moeda digital tem o suporte de uma das redes de processamento mais avançada do mundo - a Rede Visa - capaz de processar mais de 10 mil transações por segundo, com proteção contra fraudes para os consumidores e garantia de recebimento aos comércios. A Visa não é um banco, não emite cartões, não concede crédito ou fixa juros e taxas aos consumidores. As inovações da Visa permitem às suas instituições financeiras clientes oferecerem mais opções aos consumidores finais: pagar na hora com o débito, adiantado com o pré-pago ou depois com os produtos de crédito. Para mais informações, visite http://www.visa.com.br/.