terça-feira, 30 de junho de 2009

Brasil tem 680 casos de gripe H1N1; 2 pacientes em estado grave

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O número de casos da gripe H1N1 no Brasil subiu para 680 nesta terça-feira com a confirmação de 55 novos infectados, segundo o Ministério da Saúde. Todos os Estados brasileiros confirmaram casos da nova doença e há dois pacientes em estado grave.
"A quase totalidade desses pacientes já recebeu alta ou está em processo de recuperação", disse nota do ministério.
Em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, é estável o estado de saúde de uma paciente contaminada pelo vírus H1N1 durante viagem à Argentina. Ela segue na UTI sem previsão de alta.
A paciente, de 14 anos, é do município gaúcho de São Gabriel, que teve as aulas retomadas na terça-feira após ter decretado situação de emergência na semana passada. No entanto, continuam suspensos eventos em locais fechados no município.
Na segunda-feira, Itaqui (RS) também declarou estado de emergência após o registro de casos suspeitos da doença na cidade.
Em Belo Horizonte, foi confirmada a contaminação de um paciente de 27 anos. Ele apresenta "quadro respiratório muito grave", segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
Mais cedo, o Hospital das Clínicas de Minas Gerais havia divulgado que o paciente tinha 34 anos, informação que foi corrigida no final da tarde. A esposa do paciente, de 26 anos, também está internada, mas passa bem, disse a secretaria.
Há 673 casos considerados suspeitos e outros 933 foram descartados, de acordo com nota do ministério.
No domingo, o país registrou a morte de um paciente de 29 anos infectado na Argentina, a primeira vítima fatal da gripe H1N1 no Brasil.
Suspeitava-se que um norte-americano morto na última sexta-feira em Montenegro (RS) teria sido vítima da nova doença, mas a Secretaria Estadual de Saúde informou na noite desta terça-feira que exames comprovaram que a causa da morte foi bacteriana e descartou a contaminação do paciente pelo vírus H1N1.
Nesta terça-feira, 13 hospitais particulares de São Paulo passaram a integrar a rede de atendimento de casos suspeitos de gripe H1N1. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, 18 hospitais públicos já realizavam este atendimento.
São Paulo registrou 308 casos da doença e é o Estado com o maior número de confirmações da nova gripe no país. Rio Grande do Sul confirmou 85 casos e Minas Gerais teve 67 registros.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), já foram confirmados cerca de 73 mil casos da doença, com 317 mortes. Estados Unidos, México, Canadá, Chile, Argentina, Austrália e Reino Unido são países com transmissão sustentada do vírus, segundo o órgão.
(Por Hugo Bachega)

Nenhum comentário: